Procurando emprego? 10 dicas para elaborar um bom currículo
Confira as dicas para fazer um bom currículo:
"A primeira impressão é a que fica", já dizia o velho ditado. Um currículo bem elaborado é um diferencial que poderá estimular o entrevistador a convidar você para participar de um processo seletivo. Portanto, invista tempo e prepare-o com capricho!
Confira a seguir algumas dicas preciosas:
1. Dados pessoais colocados no início facilitam a identificação do candidato. É desnecessário colocar número de documentos ou referências pessoais, exceto quando solicitado pela empresa.
2. E-mail – Crie um e-mail profissional. Evite e-mails do tipo umagatinha@provedor.com.br
3. Objetivo – Indique somente uma área de interesse. Caso queira se candidatar a oportunidades de áreas diferentes, é recomendável ter mais de um currículo com objetivos distintos.
4. Qualificações – Lembre-se de que é um resumo. Destaque no máximo quatro principais qualificações adquiridas em experiências de trabalho formais e informais. Suas inúmeras habilidades poderão ser demonstradas ao longo do processo seletivo.
5. Formação Acadêmica – Ordene de sua atual ou última graduação para a primeira, obedecendo a seqüência: Curso, Instituição de Ensino, Ano de conclusão ou ano de início e término. Coloque nível técnico ou ensino médio apenas quando for relacionado á formação atual ou área de interesse. O mesmo vale quando já tiver cursado mais de uma graduação.
6. Experiências Profissionais – Mencione o nome da empresa e o período em que atuou lá. Colocar informações sobre a empresa mostra que você se preocupou em contextualizar quem analisa o currículo. É de muito bom tom usar!
7. Atividades realizadas – Descreva sua experiência de forma objetiva, sempre respondendo á sigla CAR (Contexto, Ação e Resultado).
8. Idiomas – Ao citar idiomas, detalhe seu nível de proficiência. Experiências de intercâmbio também são muito valorizadas. Lembre-se disso!
9. Formação Complementar – Inclua os treinamentos e cursos que fizer, desde que tenham afinidade com a futura área de atuação.
10. Atividades Complementares – Aproveite esse espaço para valorizar atividades exercidas por você no meio acadêmico e social.