Recursos hídricos: por que ainda falta água no Brasil?

Embora concentre 12% da água doce disponível do planeta, o Brasil enfrenta problemas na gestão dos recursos hídricos. Fatores ambientais, como o aquecimento global e o desmatamento na Amazônia, associados à falta de saneamento básico e à falta de investimentos para diminuir as perdas de água tratada e melhorar a distribuição, fazem com que a água simplesmente não chegue à casa de muitos brasileiros. Mas de quem é a responsabilidade? É da natureza, que retém as chuvas? Do homem que não cuida do meio ambiente? Ou seria do gestor público que não adota as políticas públicas adequadas? No programa Feijoada Completa desta semana, essas e outras questões relacionadas à gestão dos recursos hídricos no Brasil foram discutidas por nossos convidados:

Léo Heller é o novo Relator Especial do Direito Humano à Água e ao Esgotamento Sanitário da ONU), além de professor voluntário do Departamento de Engenharia Sanitária e Ambiental da Universidade Federal de Minas Gerais e pesquisador da Fundação Oswaldo Cruz.

Marussia Whately é colaboradora do Instituto Socioambiental (ISA) e coordenadora da Aliança pela Água de São Paulo.

O deputado Duarte Nogueira (PSDB-SP) também colabora com a discussão.

Também nesta edição, debatemos o abuso de autoridade. “Você sabe com quem está falando?” A famosa frase que muita gente já escutou e que é sempre usada por pessoas que gozam de algum tipo de poder, seja político, econômico ou social, para humilhar o interlocutor ou para obter alguma vantagem, inclusive na tentativa de fugir ao cumprimento da lei.

Ouça abaixo o programa Feijoada Completa da Rádio Câmara que trata sobre o assunto.