SINDCONSTRUCIVIL – MA

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Construção Pesada-Infraestrutura, Mobiliário, Artefatos de Cimento, Obras de Arte, Instalações Elétricas, Montagens e Manutenções Industriais, Construção e Manutenção de Rodovias, Ferrovias e Engenharia Consultiva

Ouça nossa rádio

Superpopulação de pombos é problema de saúde pública em São Luís

 

A superpopulação de pombos é um problema de saúde pública e uma verdadeira praga urbana. Essas aves podem transmitir doenças graves, desde fungos até uma "criptococose", um tipo de meningite que atinge o sistema nervoso. Em São Luís, a falta de uma política de controle desse tipo de ave faz com que ela se reproduza em ritmo acelerado.

Eles são até discretos, mas estão espalhados pelos fios de alta tensão, nas calçadas e praças. Tem gente que costuma alimentar essas aves, que parecem inofensivas, mas que podem transmitir até 30 tipos doenças diferentes.

Na Praça Deodoro, muita gente tem o hábito de tomar café com os pombos ao lado. Elas até aproveitam para se alimentar desses restos de comida enquanto, ao longo do ano, podem se reproduzir até triplicarem o número da própria população.

 

A transmissão das doenças acontece pelo ar ou pelo contato direto com os pombos. Segundo o secretário adjunto de Atenção Primária em Saúde, Arnaldo Garcia, em São Luís ainda não há um método de controle da ave e, por isso, elas se proliferam tanto. "Nós não temos nenhum tipo de controle feito pelos órgãos de saúde pública. É preciso impedir que esses animais se proliferem tanto e construir abrigos que os isolem", diz o secretário.

 

Fonte:G1-MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 13 =