SINDCONSTRUCIVIL visita obra da CAEMA onde operário da Construtora ARTEC veio a óbito.
Na manhã desta quarta-feira (15) os representantes do SINDCONSTRUCIVIL: Presidente- Humberto França Mendes e o Diretor de Esportes e Lazer – Irineu da Silva Mendes, estiveram visitando o canteiro de obra da CAEMA, onde a empresa terceirizada Construtora Artec está realizando serviços de ampliação do sistema de esgotamento sanitário no bairro Areinha, em São Luís.
Na tarde de ontem, neste mesmo canteiro de obra, veio a óbito um operário da Construtora Artec, identificado como Ronivaldo Gomes Costa. Segundo testemunhas, a vítima trabalhava na instalação de dutos quando o asfalto cedeu e o soterrou. Os operários usaram uma retroescavadeira para removê-lo dos escombros, mas ele não resistiu e morreu no local. SAIBA MAIS AQUI.
Os representantes do SINDCONSTRUCIVIL estiveram conversando hoje, com os trabalhadores presentes no local e verificando as reais condições que os mesmos estão operando. Muitas irregularidades foram encontradas. Inclusive, a usência de um engenheiro e de um técnico de segurança na obra.
Hoje, os fiscais do SINDCONSTRUCIVIL verificaram que a vala em que o trabalhador foi soterrado, não existe mais. Foi tampada. Segundo testemunhas, o buraco tinha 4m de profundidade.
A imprensa também esteve no local hoje e gravou entrevista com os representantes do SINDCONSTRUCIVIL.
MAIS FISCALIZAÇÃO
O SINDCONSTRUCIVIL fez uma ronda pelo bairro da Areinha, onde várias ruas estão recebendo o serviço de ampliação do sistema de esgotamento sanitário da CAEMA em parceria com a Construtora ARTEC. Várias irregularidades foram encontradas: Valas com riscos de novos soterramentos, ausência de técnicos de segurança e engenheiro nos canteiros de obra e trabalhadores que estão recebendo salários inferiores aos pisos estabelecidos na Convenção Coletiva de Trabalho da Categoria.
O Presidente do SINDCONSTRUCIVIL (Humberto França Mendes) e o Diretor Do Dpto de Esportes e Lazer (Irineu da Silva Mendes) conversaram com os trabalhadores, explicaram sobre os seus direitos garantidos por Lei e alertaram sobre a questão da segurança individual e coletiva dentro do canteiro de obras. Também foram entregues as atuais Convenções Coletivas de Trabalho e informativos sobre os serviços oferecidos pelo SINDCONSTRUCIVIL.
O SINDCONSTRUCIVIL vai entrar com uma ação no Ministério Público para punir os responsáveis pelo falecimento do operário e entrar em contato com a Construtora ARTEC para resolver a situação dos trabalhadores que estão em serviço.
Toda a Diretoria do SINDCONSTRUCIVIL se sensibiliza com a perda de mais um compaheiro no exercício do seu trabalho, e abre as portas do Sindicato para toda assistêcia necessária aos seus familiares.