SINDCONSTRUCIVIL – MA

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Construção Pesada-Infraestrutura, Mobiliário, Artefatos de Cimento, Obras de Arte, Instalações Elétricas, Montagens e Manutenções Industriais, Construção e Manutenção de Rodovias, Ferrovias e Engenharia Consultiva

Ouça nossa rádio

Ministério do Trabalho cria ferramenta on-line que mapeia emprego formal no país

Resultado de imagem para carteira de trabalhoDivulgação

 

O Ministério do Trabalho criou uma ferramenta que permite mapear e acompanhar o emprego formal em todo Brasil, o Painel de Monitoramento do Mercado de Trabalho. A página possibilita pesquisar o cenário do emprego formal em qualquer estado ou cidade. As informações disponíveis vão desde o comportamento da abertura e fechamento de vagas, até a oscilação de rendimentos das ocupações.

 

Os dados que constam no painel utilizam três fontes de informação: a Relação Anual de Informações Sociais (Rais), o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) e o Sistema de Registro de Empresas de Trabalho temporário (Sirett). O analista de políticas sociais do Ministério do Trabalho, Vinicius Lobo, explica que o objetivo da ferramenta é disponibilizar essa informação de maneira simples e acessível para que qualquer pessoa possa utilizá-la como fonte de pesquisa.

 

“Um trabalhador que pretende migrar para outra cidade pode usar esse site para saber como está o mercado de trabalho nessa nova cidade, por exemplo. Ele vai poder saber coisas como: quais as profissões em alta, qual o salário médio dos profissionais e se as vagas da ocupação que ele busca estão abrindo ou fechando”, exemplifica.

 

Para o secretário de Políticas Públicas de Emprego do Ministério do Trabalho, Leonardo Arantes, a principal utilidade do Painel de Monitoramento é a possibilidade de ser usado como base para o planejamento e gestão das políticas públicas. “O gestor público pode acessar essas informações para saber como está se comportando o emprego na sua cidade ou no seu estado e utilizá-las para planejar ou ajustar os rumos da execução dos serviços. Os técnicos do Sistema Nacional de Emprego (Sine) usam muito. E prefeitos e governadores podem fazer o mesmo”, avalia.

 

Assista no vídeo abaixo como usar a ferramenta

 

Fonte: Ag. Brasil/Reprodução YouTube

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezoito + 16 =