Dicas da Obra. Qual melhor tipo de tijolo usar em uma construção?
Divulgação
Ao ter uma oportunidade de construção ou reforma, é necessário haver um planejamento, a fim de evitar gastos desnecessários e ter uma planilha com o fluxo de dinheiro que é investido na construção, buscando sempre evitar perdas com materiais.
Um dos primeiros materiais a serem adquiridos para o levantamento de uma construção ou reforma, são os tijolos, e são de extrema importância, se atentar em alguns detalhes que podem evitar gastos a hora de escolher qual melhor tipo de tijolo para sua construção.
Existem uma numerosa quantidade de tijolos diferentes como os tijolos de 9 furos, tijolos de 8 furos, tijolos ecológicos, tijolos laminados, tijolos refratário, entre outros que são diferenciado pelos seus tamanhos, formatos e matéria prima para sua confecção.
Confira alguns dos principais tipos usado na construção:
– Tijolo Furado:
Popularmente conhecidos como tijolo baiano, esses tijolos são comumente encontrados com 6 furos, 8 furos, 9 furos, entre outros. Seu tamanho, faz com que a necessidade numérica seja menor em comparação aos demais tipos de tijolos e seu desempenho térmico é ideal para ambientes residenciais.
Por ser mais frágil, que outros tipos de tijolos, seu preso é mais acessível que os demais a serem apresentados a seguir.
– Tijolos Ecológicos:
Esses tijolos são feitos de argila e cimento, e são considerados sustentáveis, pois, em sua produção, não são queimados evitando a liberação de gases de efeito estufa. Tais tijolos ecológicos possuem aberturas circulares, na maioria dos casos, que são utilizadas para a passagem das tubulações hidráulicas e conduítes, evitando a necessidade de quebrar os tijolos para a passagem dessas tubulações. Por conta de sua matéria prima, esses tijolos garantem um ótimo conforto térmico aos ambientes em que são utilizados.
– Tijolo Laminado:
Conhecidos como tijolos de 21 furos, esses tijolos possuem uma maior durabilidade e resistência em comparação aos tijolos convencionais furados. Por possuírem uma baixa porosidade, esses tijolos são adequados para evitar possíveis infiltrações e excelentes para fixação de argamassa.
– Tijolo Refratário:
Muito utilizado em churrasqueiras e também fachadas, que ficam constantemente expostas ao sol, os tijolos refratários quando exposto ao calor apresenta um ótimo desempenho como isolante térmico, mantendo uma temperatura agradável onde instaladas.
Fonte: Suaobra.com.br