Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Construção Pesada-Infraestrutura, Mobiliário, Artefatos de Cimento, Obras de Arte, Instalações Elétricas, Montagens e Manutenções Industriais, Construção e Manutenção de Rodovias, Ferrovias e Engenharia Consultiva
No dia 31 de julho, o Sindconstrucivil-MA esteve presente na empresa Altus Engenharia Ltda, contratada pela Vibra Energia S.A, localizada na área do Porto do Itaqui, para realizar uma assembleia geral com os trabalhadores.
A ação teve como objetivo tratar do descumprimento da Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) da categoria, além de comunicar formalmente à empresa sobre a possibilidade de greve, caso as irregularidades constatadas não sejam resolvidas.
Durante a assembleia, os trabalhadores denunciaram a falta de reajuste salarial, a ausência da cesta básica e do café da manhã, conforme previsto na CCT. Outro ponto grave apontado foi a substituição de funções sem a devida remuneração: muitos profissionais atuam como oficiais de obra, mas recebem como meio-oficiais ou auxiliares.
O sindicato deu um prazo de 72 horas para que a empresa regularize a situação e cumpra com as obrigações estabelecidas em acordo coletivo.
Estiveram presentes na ação o presidente Humberto França Mendes e os diretores Jorge Mendes e Lauro dos Inocentes Filho, reafirmando o compromisso da entidade com a defesa dos direitos da categoria.
O Sindconstrucivil-MA segue firme na luta por valorização, respeito e justiça para os trabalhadores da construção civil maranhense.