Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Construção Pesada-Infraestrutura, Mobiliário, Artefatos de Cimento, Obras de Arte, Instalações Elétricas, Montagens e Manutenções Industriais, Construção e Manutenção de Rodovias, Ferrovias e Engenharia Consultiva
Na manhã da sexta-feira (31/10), o auditório do Sindconstrucivil-MA foi palco de uma assembleia geral com os trabalhadores da empresa Terrabel Empreendimentos Ltda, para discutir e aprovar a pauta e proposta da minuta do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT), com vigência de 01/07/2025 a 30/06/2026.
Durante a reunião, os trabalhadores aprovaram um reajuste salarial de 10%, além de uma cesta básica no valor de R$ 530,00 (independente do fornecimento de refeição), café da manhã de R$ 10,00 por dia trabalhado e o pagamento das horas extras em contracheque, com adicional de 100%, conforme determina a lei. A proposta também prevê a adequação das funções dos empregados, corrigindo casos de desvio funcional, e a regularização do piso salarial do sinaleiro (pare/siga), que passará a ser equivalente ao piso de oficial.
Para fortalecer o processo de negociação, foi criada uma comissão de trabalhadores, composta por membros da CIPA e outros colaboradores que, segundo a minuta, terão estabilidade de até 12 meses. Estiveram presentes na assembleia o presidente Humberto França Mendes, o vice-presidente Irineu da Silva Mendes e os diretores Jorge Luís França e Lauro dos Inocentes Filho. O Sindconstrucivil-MA reafirma seu compromisso em somar forças com o trabalhador, lutando por melhores condições, valorização e direitos para toda a categoria.