Assistente de Operações em Logística Portuária é um dos cursos oferecidos pelo SINDCONSTRUCIVIL

O curso de Assistente de Operações em Logística Portuária, ministrado no Centro de Capacitação Profissional do SINDCONSTRUCIVIL através da professora Josylene Rocha Moes, é o mais novo curso do Projeto Mãos Que Constroem. Acompanhe um pouco mais sobre este curso.

MERCADO DE TRABALHO

A professora Josylene Rocha – qualificada em Logística Portuária, Direito Marítimo e Comércio Exterior – explica que esta área de atuação é bastante promissora, pois oferece várias vagas de trabalho, além de seletivos e concursos por grandes empresas deste ramo. Segundo ela, somente para o próximo semestre deste ano, vários concursos serão abertos em busca de profissionais como este.

CAMPO DE ATUAÇÃO

Os Assistentes de Operações em Logística Portuária podem trabalhar em Portos (Porto do Itaqui, por exemplo) ou em outros locais que possuem grandes estoques que necessitem de organização. Este profissional pode atuar ainda em setores de logística e almoxarifado.

PRINCIPAIS FUNÇÕES

As funções deste profissional são: armazenamento; logística; descarregamento; almoxarifado; embarque; desembarque; transbordo de cargas e estufagem de containeres. Auxiliar nas atividades de armazenamento, movimentação de cargas granéis, sólidos, líquidos; organização de documentos, custos, cálculos, dentre outras funções semelhantes.

DURAÇÃO DO CURSO

O Curso tem carga horária de 160 horas. De Segunda à Sexta-Feira das 13:30hs as 17:30hs. O que equivale a dois meses e meio aproximadamente.

PROJETO MÃOS QUE CONSTROEM

O Projeto Mãos Que Constroem (parceria entre SINDCONSTRUCIVIL, Instituto FIEMA/SENAI e SINDUSCON) em apenas três anos de existência já formou centenas de jovens e adultos e tem por objetivo qualificar mais trabalhadores da Construção Civil e também pessoas que desejam ingressar na área.

DEPOIMENTO DE ALUNA

NOME: Jeane dos Santos Coêlho (36 anos)

Hoje o mercado de trabalho está se inovando cada vez mais. Então eu devo me qualificar a todo o momento também. Se a pessoa ficar estacionada, com certeza ela não será nada.

Eu trabalhava como soldadora e soube dos Cursos de Capacitação do Sindconstrucivil, quando vim para assinar a rescisão da antiga empresa em que trabalhava. Informaram-me sobre os benefícios do sindicato e também dos cursos gratuitos que eram oferecidos.

Coloquei meu nome na lista de espera, sem muitas esperanças e depois de certo tempo fui chamada pela coordenação do projeto a fazer o meu primeiro curso: Técnico em Refrigeração. Fiz o curso de Refrigeração e não parei por aí. Agora estou fazendo o curso de Assistente de Operações em Logística Portuária e estou muito feliz.

Acho a iniciativa do Sindconstrucivil muito boa, pois proporciona oportunidade a muitas pessoas. Espero futuramente conseguir um bom emprego na área e continuar me qualificando cada vez mais.