SINDCONSTRUCIVIL – MA

Selo 81 anos Sindicato2

Há 81 anos, mais precisamente em 03 de julho de 1942, um pequeno grupo de carpinteiros se unia para fundar a “Associação Operária do Maranhão” que mais tarde viria a se transformar no  Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Construção Pesada-Infraestrutura, Mobiliário, Artefatos de Cimento, Obras de Arte, Instalações Elétricas, Montagens e Manutenções Industriais, Construção e Manutenção de Rodovias, Ferrovias e Engenharia Consultiva – SINDCONSTRUCIVIL-MA.

De lá para cá, duros embates foram travados para que o trabalhador da Indústria da Construção Civil e Construção Pesada no Maranhão ganhasse respeito, reconhecimento e sobretudo, valor. Muitas vitórias foram conquistadas nestas sete décadas: Carteiras de trabalho devidamente assinadas, jornadas de trabalho limitadas, pagamento de horas-extras, 13º salário, férias, auxílio alimentação e outros benefícios. Precisamos continuar avançando, e por esta razão a nossa luta não pára.

Através de muita luta, suor e lágrimas, a diretoria deste sindicato, cada vez mais ganha ânimo e força para seguir em frente mesmo em meio a grandes obstáculos.

A classe laboral da Indústria da Construção Civil e Construção Pesada no Maranhão começou a se organizar na finalidade de fortalecer todos os trabalhadores, que infelizmente, ainda são explorados e desrespeitados por grandes empresários.

Graças a homens e mulheres de força e coragem, que acreditam nesta causa e também nesta entidade, este sindicato é hoje um dos mais fortes e atuantes da sociedade maranhense.