SINDCONSTRUCIVIL – MA

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Construção Pesada-Infraestrutura, Mobiliário, Artefatos de Cimento, Obras de Arte, Instalações Elétricas, Montagens e Manutenções Industriais, Construção e Manutenção de Rodovias, Ferrovias e Engenharia Consultiva

Ouça nossa rádio

Operação ‘Mãos à Obra" recolhe equipamentos irregulares

 

Equipamentos de proteção individaul (EPI's) fora de conformidade com os padrões do Inmetro estão sendo recolhidos durante a operação "Mãos à Obra", realizada pelo Instituto de Metrologia e Qualidade Industrial do Maranhão (Inmeq-MA).

 

Os produtos estão disponíveis no mercado de São Luís para os consumidores sem o elo de identificação do orgão, portanto, não possuem necessariamente os requisitos obrigatórios para a função a qual são destinados.

 

Capacetes de segurança, máscaras e até cinturões usados utilizados para trabalhos em altura estão entre os produtos apreendidos pelo Inmeq-MA, o órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Maranhão. O Inmetro é uma autarquia federal, vinculada ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior.

 

Os capacetes de segurança para uso na indústria, luvas isolantes de borracha e máscaras tem que possuir o selo do Inmetro, o que comprova que foram submetidos a testes de qualidade em laboratórios autorizados.

 

A operação termina hoje (13). Independente deste trabalho, o Inmeq-MA apreende EPI´s ao longo de todo o ano durante as fiscalizações de rotina.

 

“Só nesta semana, em que foram intensificados os trabalhos, foram apreendidos no mercado de São Luís em torno de 140 itens. Este ano, já foram recolhidos 500 produtos”, disse o presidente do órgão, Geraldo Carvalho Júnior.

 

Os capacetes de seguranças e as máscaras de proteção são os campeões de irregularidade. “Além do selo de conformidade do Inmetro, os EPI´s tem que conter informações obrigatórias como razão social, identificação do lote de fabricação, modelo, cor e instruções de uso”, explica o coordenador da Divisão de Qualidade do Inmeq-MA, Ludimar Vieira.

 

As lojas que não estiverem de acordo com a fiscalização poderão ser autuadas e multadas, de acordo com a Lei 9.933/99. 

 

O consumidor que encontrar algum desses produtos sem o selo do Inmetro ou tiver algum dúvida, pode entrar em contato com a Ouvidoria do Inmeq-MA, por meio do telefone 0800 071 5281.

 

Fonte: Suacidade.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

três × dois =