SINDCONSTRUCIVIL se solidariza com vítimas de acidente de trabalho
De acordo com a Organização Internacional do Trabalho, em todo o mundo, cerca de 270 milhões de trabalhadores são vitimados em decorrência de acidentes de trabalho todos os anos. Em nosso país, somente entre trabalhadores formais, com vínculo celestista, que correspondem a 30% da População Economicamente Ativa. No Maranhão, e especialmente no setor da Construção Civil, estes números, infelizmente não são diferentes.
Em respeito às famílias dos vários trabalhadores da Construção Civil, no Maranhão e no Brasil, que perderam suas vidas no cumprimento do trabalho, o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil do Maranhão, se solidariza, ressalta seu empenho na luta para o fim dos acidentes de trabalho nos canteiros de obras e pede neste dia de reflexão, 1 minuto de silêncio.
Tragédia marca data de homenagem
Em 28 de abril de 1969, a explosão de uma mina nos Estados Unidos matou 78 trabalhadores. A tragédia marcou a data como o Dia Mundial em Memória às Vítimas de Acidentes do Trabalho. Encampando essa luta, mas com foco na prevenção, a Organização Internacional do Trabalho instituiu em 2003 o 28 de abril como o Dia Mundial de Segurança e Saúde no Trabalho.
Em todo o mundo, anualmente, cerca de dois milhões de trabalhadores perdem suas vidas no trabalho. São 5 mil mortes por dia, três vidas perdidas a cada minuto, aproximadamente o dobro das baixas ocasionadas pelas guerras e mais do que as perdas provocadas pela Aids. Doze mil das vítimas são crianças.
Cerca de 270 milhões de acidentes de trabalho acontecem todos os anos e as doenças relacionadas ao trabalho afetam cerca de 160 milhões de pessoas. Isso representa um custo equivalente a 4% do Produto Interno Bruto (PIB) de todos os países do planeta.