Pesquisa da Fiema mostra que construção civil do MA segue tendência nacional

O resultado de março da Sondagem da Indústria da Construção Civil do Maranhão seguiu a tendência nacional: teve alta, porém ainda permanece abaixo da linha de 50 pontos, indicando que houve retração no período.

Segundo a pesquisa, que é feita mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), o resultado para o estado ficou em 46,3 pontos, enquanto que para o resto do Brasil ficou em 47 pontos. O resultado o cresceu 4,1 pontos em relação ao resultado anotado em fevereiro, mas ainda indica retração, principalmente entre as indústrias de pequeno porte do segmento.

O resultado abaixo da linha dos 50 pontos refletiu em outros indicadores pesquisados pela Sondagem da Indústria da Construção Civil do Maranhão: o nível de atividade em relação ao usual também caiu ficando em 37 pontos. Associado à queda da atividade, o número de empregados também decresceu, como demonstrou o indicador que ficou em 48 pontos.

No entanto, a Sondagem da Indústria da Construção Civil do Maranhão também mostrou elevação em outros indicadores que mostram que pode haver recuperação no médio prazo. No indicador de Utilização da Capacidade Operacional (UCO) houve alta de quatro pontos percentuais e chegou a 60%, o melhor resultado do ano.

A Sondagem também trouxe informações sobre a expectativa dos empresários para os próximos seis meses e revelou que os empresários do segmento estão otimistas em relação ao futuro. Todos os indicadores pesquisados – nível de atividade, aquisição de matéria–prima, contratação de mão de obra e novos empreendimentos – ficaram acima dos 60 pontos.

Fonte: Fiema