Inscrições para o Sisu encerram-se hoje

Serão encerradas hoje (4) as inscrições para as vagas destinadas ao preenchimento do segundo semestre de 2014 do Sistema de Seleção Unificada (SiSU). Os estudantes poderão fazer as suas inscrições no processo seletivo até às 23h59 de hoje. De acordo com o Ministério da Educação (MEC), serão ofertadas mais de 51 mil vagas entre as instituições públicas de ensino superior do país. A Universidade Federal do Maranhão (UFMA) está ofertando 3.108 vagas, distribuídas pelos nove campi do Estado. A UFMA é a quarta instituição com maior quantidade de vagas oferecidas.

Segundo o MEC, a quantidade de vagas oferecidas pelas instituições de nível superior de todo o Brasil é 29% maior que o total oferecido no mesmo período do ano passado. Destas, 28.802 (56%) são destinadas à ampla concorrência; 21.142 (41%) serão preenchidas por meio das cotas e 1.468 (3%) por outras ações afirmativas estabelecidas pelo Ministério da Educação.

No Maranhão, em comparação com o primeiro semestre, houve o aumento de aproximadamente 27% no número de vagas, de acordo com o diretor do Departamento de Organização Acadêmica (Deoac), Raimundo Nunes. Ainda segundo ele, no primeiro processo seletivo do ano, foram oferecidas 2.268 vagas. Um acréscimo de 840 no número da oferta para o segundo semestre de 2014.

Ainda conforme o diretor da Deoac, o aumento no número de vagas pelo SiSU no Estado se deve à adição de mais cinco polos da UFMA – Bacabal, Balsas, Codó, Grajaú e São Bernardo -, que estão com ofertas de vagas nesta etapa da seleção, além dos campus de São Luís, Chapadinha, Pinheiro e Imperatriz. "O número de vagas aumentou. Agora, são 74 cursos disponíveis para os alunos que desejam estudar na UFMA", observou Raimundo Nunes.

Fonte:Imirante.com