Sine: dia de inclusão social e profissional ocorre nesta sexta (06.06)
Será realizado, nesta sexta-feira (6), o Dia D. Dia de inclusão social e profissional das pessoas com deficiência e dos beneficiários reabilitados. O evento é uma promoção do Ministério do Trabalho (MTE), por meio das Agências do Sine, que buscam a inserção desse público numa oportunidade de trabalho. O Dia D ocorre das 8h às 17h, na Agência Central do Sine-MA (Rua da Paz, 316 – Centro).
A Setres realizou duas outras edições do Dia D em São Luís, nos meses de maio e novembro do ano passado, oportunidades em que mais de 400 trabalhadores com algum tipo de deficiência foram atendidos e encaminhados para vagas de trabalho específicas para este público. Na ação desta sexta-feira, além de São Luís, as cidades de Codó, Caxias, Estreito e Balsas também estarão em cadeia com a ação. No dia 13, chega a vez de Chapadinha. No dia 30 de maio, o Sine-MA, em Imperatriz, também promoveu o Dia D.
A principal estratégia do evento é dedicar um dia inteiro de atendimento para a inclusão da pessoa com deficiência (PcD) e do beneficiário reabilitado no mercado formal de trabalho, reunindo no mesmo espaço as empresas que vão disponibilizar vagas e os trabalhadores candidatos a uma oportunidade de emprego. Outro importante aspecto que possibilita esta ação é a articulação de parceiros, tanto no nível federal quanto no local, onde representantes locais dos órgãos federais, juntamente com entidades locais ligadas ao tema, e secretarias estaduais e municipais estão envolvidos na iniciativa.
As atividades visam o atendimento não só à pessoa com deficiência, como também do beneficiário reabilitado – pessoa que tenha cumprido o Programa de Reabilitação Profissional pelo Instituto Nacional de Seguro Social (INSS). O reabilitado, ao final do programa, recebe do INSS um certificado que lhe garante esta condição.
A inclusão das pessoas com deficiência já é realizada em várias unidades do Sine, entretanto, apesar de toda a sensibilização junto às empresas, ainda se observa uma grande resistência e preconceito em empregar essa mão de obra.
A Lei Federal nº 8.213/91 (Lei de Cotas) obriga as empresas com mais de 100 funcionários a incluírem pessoas com deficiência (PcD) ou beneficiário reabilitado no seu quadro de efetivos e o MTE atua para que essa contratação se dê da melhor maneira possível, incentivando e cobrando das empresas sua responsabilidade legal e social, de modo a proporcionar às pessoas com deficiência e aos beneficiários reabilitados o acesso a uma vaga no mercado de trabalho em igualdade de oportunidades.
Estatística
De acordo com o Censo 2010, do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população do Brasil é composta por 45 milhões de pessoas com algum tipo de deficiência, o que corresponde a quase 24% do total da população brasileira. De acordo com os dados da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS 2012), 330 mil estão no mercado formal de trabalho, o que corresponde a 0,70% do total de vínculos empregatícios.
No Maranhão, cerca de 1,5 milhão de pessoas algum tipo de deficiência, também segundo o IBGE (dados de 2010). Somente em São Luís, cerca de 250 mil pessoas se enquadram no perfil e boa parte desta população é considerada apta para o trabalho e, cada vez mais, as empresas buscam esta mão de obra para os seus quadros.
Relação de Vagas disponíveis para PcD (Pessoas Com Deficiência) nesta sexta (06.06.2014)
Assistente Administrativo
Assistente Social
Auxiliar de Apontamento de Obra
Auxiliar de Departamento Pessoal
Auxiliar de Escritório
Auxiliar de Limpeza
Cobrador de Transporte Coletivo
Empacotador
Enfermeiro
Ferramenteiro
Fisioterapeuta
Maqueiro
Motorista de Ônibus Urbano
Operador de Caixa
Pedreiro
Porteiro
Psicólogo
Recepcionista
Repositor de Mercadorias
Técnico em Enfermagem
Técnico em Nutrição
Técnico em Segurança do Trabalho
Terapeuta Ocupacional
Vendedor
Vendedor Interno
Zelador
Fonte: Imirante