Sistema de biometria facial começa a ser implantado em ônibus de SL

Em fase de testes desde a segunda quinzena de julho, o sistema de biometria facial foi instalado em oito ônibus de São Luis. A meta é combater as fraudes no transporte coletivo. Ao encostar o cartão o equipamento tira fotografias que, em tempo real, são enviadas para um banco de dados.

O sistema reconhece se a pessoa é a titular do cartão de meia-passagem ou de gratuidade que ela está utilizando e, caso seja identificada fraude, o usuário pode ter o benefício bloqueado temporariamente ou suspenso.

Um relatório ainda está sendo preparado pela Dataprom, a mesma empresa que tem a gestão do Sistema de Bilhetagem Automática (SBA) de São Luís. Em alguns casos, talvez seja necessário fazer o recadastramento para  a atualização da foto.

A previsão é que até o fim deste ano todos os ônibus da frota de transporte coletivo de são luís vão estar com o sistema de biometria facial em suas catracas.

As orientações já começaram a ser feitas aos usuários de transporte que possuem benefícios. Após a fase de testes será feita uma comunicação prévia ao usuário que teve a carteira utilizada por outra pessoa e só depois ocorrerá o bloqueio.

Fonte: Suacidade.com