SINDCONSTRUCIVIL – MA

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Construção Pesada-Infraestrutura, Mobiliário, Artefatos de Cimento, Obras de Arte, Instalações Elétricas, Montagens e Manutenções Industriais, Construção e Manutenção de Rodovias, Ferrovias e Engenharia Consultiva

Ouça nossa rádio

Na hora de lavar: água é um bem precioso que precisa ser preservado

Cada vez mais estamos atentos sobre a utilização da água no nosso dia a dia, principalmente agora com os níveis dos reservatórios batendo recordes negativos no Brasil. O risco de que falte água em algumas cidades é eminente. Muitas agências de abastecimento também estão dando descontos para quem economiza no consumo da água, ou seja,  evitar o desperdício ainda pode ajudar na redução das contas domésticas. Por isso,  fique atenta na hora de manter o armário com as peças sempre limpas, afinal uma máquina de lavar roupas gasta, em média, 135 litros de água.

 

Medidas simples e fáceis de serem adotadas economizam esse recurso tão precioso da natureza na hora da lavagem. Uma dessas dicas básicas é sempre acumular a maior quantidade possível de peças antes de usar a máquina. Além disso, o site da Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) aconselha que a utilização da lavadora seja feita no máximo três vezes por semana.

 

Para lavagens de pequenas quantidades, o mais indicado é usar o tanque – lembrando sempre de fechar a torneira na hora de esfregar e ensaboar. Outra dica importante é reutilizar a água da lavagem de roupas para limpar quintal, lavanderia e banheiros. Seguindo esses truques você certamente evitará o desperdício e manterá o seu bolso e a natureza mais saudáveis:

 

1 – Acumule roupas e lave de uma só vez – Não fique tentada a lavar sua roupa sem que ela acumule quantidade suficiente para lotar a máquina. Uma máquina de lavar de cinco quilos gasta, em média, 135 litros de água independente da quantidade de roupas sendo lavadas.

2 – Use a máquina três vezes por semana – Essa é a quantidade ideal recomendada pela Sabesp e uma forma de você planejar o seu ciclo de lavagens.

3 – Antes de abrir a torneira, trate as manchas – Existem no marcado produtos próprios para retirada das sujeiras mais visíveis. A aplicação dos chamados tira-manchas pode (e deve) ser feita sobre o tecido ainda seco, diretamente em cima das áreas afetadas. Além de trazer resultado, essa ação simples de tratamento pré-lavagem evita o consumo desnecessário de água, normalmente decorrente do processo de esfregação das peças.

4 – Para pequenas quantidades de roupas, prefira o tanque –  A lavagem manual pode até dar mais trabalho, porém é necessária  quando o volume de peças não é o suficiente para encher a máquina. Por isso, pense na natureza (e no bolso) e ponha a mão na massa!

5 – Feche a torneira na hora de ensaboar a roupa  – Nada vai adiantar lavar a roupa no tanque se você for daquelas que não fecha a torneira enquanto ensaboa os tecidos . Fique atenta a esses hábitos que podem evitar o gasto de água.

6 – Reutilize a água – A água da lavagem de roupas é adequada para limpar jardins, banheiros e a área da lavanderia. Então  aproveite para colocar essa sobra em baldes e aproveitar da melhor maneira nessas áreas.

Fonte:Saúde.ig

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 + 4 =