São Luís é a 15ª cidade mais populosa do país, afirma IBGE

Com 1.064.197 habitantes, São Luís é a 15ª cidade mais populosa do país, segundo a mais nova estimativa populacional, divulgada hoje pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A Região Metropolitana, que reúne, além da capital, os municípios de São José de Ribamar, Paço do Lumiar e Raposa, concentra 1.403.111 moradores, de acordo com o levantamento. A população do Brasileira foi estimada em 202,7 milhões.

Comparando com a estimativa de 2013, quando a população foi calculada em 1.053.922 habitantes, a capital do Maranhão registrou um acréscimo de 10.275 pessoas, o que corresponde a um aumento de 0,96% no número de moradores em um ano.

são luís populosa

Em relação apenas às capitais, São Luís ocupa a 13ª posição do ranking, liderado pela cidade de São Paulo, onde residem 11.895.893 pessoas. Palmas, no Tocantins, é a capital que tem menor população: 205.409 moradores. Já a Região Metropolitana de São Luís, que abrange os quatro municípios da Ilha, é a 17ª mais populosa.

Maranhão

Segundo a estimativa do IBGE, o Maranhão tem atualmente 6.850.884 habitantes, o que corresponde a 3,9% da população do Brasil. O estado é o 10º mais populoso do país. Em primeiro lugar está São Paulo, com 44.035.304 habitantes. O último é Roraima, onde residem 496.936 pessoas.

Levando em conta as faixas populacionais de cada município maranhense, a estimativa traz os seguintes dados: cinco cidades têm população entre  2.001 a 5 mil habitantes; outras 33 têm entre 5.001 e 10.000 moradores; 86 têm entre 20.001 e 20.000; 69 têm entre 20.001 e 50.000; 15 têm entre 50.001 e 100.000; oitotêm entre 100.001 e 500.000 e apenas uma, São Luís, tem população acima de 500 mil habitantes.

Os município de Lago do Junco, Trizidela do Vale e Santa Luzia do Vale foram os que apresentaram maior taxa de crescimento populacional em relação à estimativa passada, feita em 2013: 7,01%, 6,08% e 5,38%, respectivamente. O aumento foi causado, principalmente, por alterações de limites territoriais. De acordo com a estimativa, 10 municípios maranhenses registraram mudanças. Cinco cidades doaram parte das suas áreas, três receberam e outras duas doaram e receberam.

Indicadores e FPM

As estimativas populacionais são fundamentais para o cálculo de indicadores econômicos e sociodemográficos nos períodos intercensitários e são, também, um dos parâmetros utilizados pelo Tribunal de Contas da União na distribuição do Fundo de Participação de Estados e Municípios. A divulgação anual obedece à lei complementar nº 59, de 22 de dezembro de 1988, e ao artigo 102 da lei nº 8.443, de 16 de julho de 1992.

Fonte: Blog Daniel Matos