Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Ouça nossa rádio

São Luís celebra 402 anos com programação cultural

São Luís, capital do estado do Maranhão, comemora hoje 402 anos e terá vasta programação cultural. Entre as atrações turísticas da cidade está o maior conjunto arquitetônico de azulejos portugueses da América Latina. Outro ponto forte é a culinária local, que oferece pratos como o cuxá, o arroz de cuxá, o peixe frito e a torta de camarão.

 

A mistura de povos gerou em São Luís um rico conjunto de manifestações culturais, como o bumba-meu-boi, tambor de crioula, cacuriá e as tradicionais festas juninas. Além disso, a cidade tem forte influência da música jamaicana.Nesta segunda (8), aniversário da cidade, haverá outro show com músicos locais, também na Praça Maria Aragão.

 

História

A cidade foi fundada em 1612 por uma expedição francesa comandada por Daniel de La Touche, cujo objetivo era estabelecer uma colônia na região.  Com a expulsão dos franceses em 1615, São Luís passou ao domínio dos portugueses, mas em 1641 foi novamente invadida, dessa vez por holandeses que permaneceram no local até fevereiro de 1644.

 

Devido à localização favorável à atividade portuária, São Luís se tornou um importante centro de exportação de algodão e cana-de-açúcar durante o período colonial. Dessa época, a cidade conserva o centro histórico, tombado pela Unesco, repleto de sobrados e casarões, além de ruas e praças típicas dos séculos XVIII e XIV.

PROGRAMAÇÃO

Segunda-feira (8)
"Louvação a São Luís" – Show musical com participação da banda Pedeginja, Phill Veras lançando novo CD e DVD; Som do Mará, de Chiquinho França; e participação especial dos jovens talentos Brígida Andrade e Victor e Bruno. Local: Praça Maria Aragão. Horário: 19h.

 

Terça a domingo (9 a 14)
Festival Internacional de Folclore – Presença de grupos nacionais e internacionais, com representantes da Colômbia, México, Argentina, Chile, Estônia, entre outros convidados. O evento promove o patrimônio imaterial por meio da dança, da música, dos jogos, dos rituais e dos costumes. Local: Praça Maria Aragão. Horário: a partir das 19h.

Fonte:Ministério do Turismo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 5 =