Construção Civil: empresas apresentam queda no nível de atividade no Maranhão

O nível de atividade da construção civil no Maranhão reduziu 4,7 pontos no mês de novembro de 2014, em comparação a outubro, marcando 47,6 pontos. O dado é da Sondagem da Indústria da Construção do Maranhão, estudo elaborado mensalmente pela Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema), em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI).

A pesquisa foi realizada no último mês de 2014, entre os dias 1 e 10 de dezembro, com empresas construtoras de edifícios, empresas de serviços e de obras de infraestrutura.

De acordo com o estudo, a causa apontada para a queda foi a redução do nível de atividade das pequenas empresas, que caiu 7,2 pontos, ficando em 43,8 pontos. As médias e grandes empresas também apresentaram redução, mas permanecendo com números estáveis.

Em relação ao número de empregados, o indicador demonstrou uma expressiva diminuição, oscilando abaixo do patamar dos 50 pontos e atingindo 44,9 pontos, isso devido à queda do índice das médias e grandes empresas, que marcou 44,2 pontos. Na esfera regional, o nível de atividade nordestino continua em queda, registrando 43,6 pontos, enquanto no âmbito nacional o indicador Brasil se mantém em baixa, marcando 43 pontos.

A Sondagem da Indústria da Construção do Maranhão revelou, ainda, que a Utilização da Capacidade Operacional (UCO) do Maranhão voltou a cair em novembro, assinalando 61%, com o índice nordestino acompanhando a tendência e chegando a 65%. Já a do Brasil apresentou leve aumento marcando 66%.

Os índices relacionados às perspectivas para os próximos seis meses apresentaram uma grande queda. Destaque para as reduções nos indicadores do número de empregados (41,7 pontos) e de novos empreendimentos (40,6 pontos) caracterizando pessimismo.

O indicador da Sondagem varia no intervalo de 0 a 100. Valores abaixo de 50 pontos indica queda ou atividade abaixo do usual, acima dos 50 pontos aumento ou atividade acima do usual.

Fonte: O Imparcial Online