São Luís tem rotina alterada no período do Carnaval

São Luís terá sua rotina alterada durante os dias de Carnaval. O comércio dos grandes centros terá o funcionamento reduzido em alguns dias e fechará as portas em outros, durante o período de festa. Somente na Quarta-Feira de Cinzas, dia 18, o comércio volta a abrir as portas e a cidade começa a voltar a sua rotina.

Nos supermercados, o funcionamento será normal no sábado, domingo, segunda-feira e terça-feira. Apenas na quarta-feira os supermercados fecham as portas durante a manhã, abrindo a partir das 13h. Diferente dos supermercados, as lojas de rua e de grandes centros comerciais terão o funcionamento mais modificado.

Comércio – Segundo a Câmara de Dirigentes Lojistas de São Luís (CDL), o funcionamento do comércio da capital maranhense será alterado no período. De acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho, firmada entre empregadores e empregados do comércio, as lojas da Rua Grande devem fechar a partir das 14h do Sábado Gordo de Carnaval, dia 14, e só reabrem na Quarta-Feira de Cinzas, dia 18, às 13h.

No caso de estabelecimentos situados em shopping centers, as lojas funcionam normalmente até as 22h do Sábado de Carnaval e retomam as atividades apenas na quarta-feira, a partir das 14h. Ainda de acordo com a CDL, o funcionamento de espaços como praças de alimentação está liberado.

Nos dias de festa, o Shopping da Ilha contará com opções de serviços, lazer e gastronomia. Em horário especial definido para o feriado, estarão funcionando serviços da praça de alimentação, cinema, supermercado e academia. A praça vai funcionar das 12h às 22h. O cinema ficará aberto das 13h30 às 22h e a academia, das 9h às 14h, sendo que na Quarta de Cinza a academia funcionará das 12h às 23h. As lojas fecham no domingo, dia 15, e abrem na Quarta-Feira de Cinzas, a partir do meio-dia e funcionando até as 22h.

No São Luís Shopping, lojas e quiosques também ficam fechados a partir de domingo, retornando apenas na quarta. Durante os dias de festa, funcionam parque infantil (12h às 22h), praça de alimentação (12h às 22h), cinema (13h às 22h), Lojas Americanas, com horário diferenciado a cada dia, e supermercado.

Pagamentos – Agências bancárias vão fechar na segunda e terça-feira de Carnaval em todo o Brasil. Nos dias em que as agências estarão fechadas, os clientes podem procurar os terminais de autoatendimento e utilizar serviços de internet banking. Casas lotéricas também estarão fechadas durante o Carnaval. O funcionamento vai até as 13h de sábado e retorna na quarta-feira, após o meio-dia.

As contas que vencerem nesse período podem ser pagas na Quarta-feira de Cinzas, primeiro dia útil depois da folia, sem prejuízo para o consumidor. Esse é um direito garantido por lei federal, que proíbe a cobrança de juros sobre títulos que tenham vencimento em sábado, domingo ou feriado. Mas quem tem contas que vão vencer nos dias de Carnaval precisa ficar atento aos cartões e carnês de lojas, para a possível cobrança de juros.

Serviço público – Por meio do Decreto nº 30.629, de 22 de janeiro de 2015, o governador do Estado, Flávio Dino, estabeleceu o Calendário de Feriados e Pontos Facultativos para ser observado pelos órgãos e entidades da Administração Pública Estadual neste ano. Conforme o calendário, segunda-feira e quarta-feira serão pontos facultativos e terça-feira, feriado nacional.

Durante todo o Carnaval, serão mantidos os serviços essenciais. Os atendimentos nos hospitais públicos serão mantidos em esquema de plantão. As delegacias e batalhões de polícia, o Corpo de Bombeiros e outros órgãos funcionarão todos os dias também em esquema de plantão.

Funcionamento no Carnaval

Rua Grande – Lojas fechadas a partir das 14h do Sábado Gordo de Carnaval e só reabrem na Quarta-Feira de Cinzas, às 13h.

Shoppings – Lojas fechadas a partir de domingo e retornam na quarta-feira à tarde; Funcionam normalmente parque infantil, praça de alimentação e cinema;

Supermercados – Funcionam todos os dias em horário normal, menos na quarta-feira, quando abrem apenas a partir das 13h;

Bancos – Abrem para atendimento ao público somente na quarta-feira, a partir do meio-dia;

Casas lotéricas – Funcionam no sábado até as 13h; Fechadas no domingo, segunda e terça;

Correios – No sábado, funcionarão normalmente as agências do Jaracati Shopping, Shopping do Automóvel, Tirirical (Aeroporto), Cohama, Renascença, São Cristóvão e só voltam a funcionar ao meio-dia da Quarta-feira de Cinzas.

Fonte:Imirante.com

Textos, fotos, artes e vídeos do O Estado do Maranhão estão protegidos pela legislação brasileira sobre direito autoral. Não reproduza o conteúdo do Jornal em qualquer meio de comunicação sem autorização do Imirante.com. O objetivo é proteger o investimento que o Imirante faz na qualidade de seu jornalismo.