Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Ouça nossa rádio

Período chuvoso chega a São Luís causando diversos alagamentos na cidade

 
O período chuvoso na capital dá mostras de início com as chuvas e clima nublado durante todo o dia, ontem. As chuvas iniciam após meses de estiagem e clima quente. A intensa chuva teve início nas primeiras horas da manhã. As horas seguidas de águas deixaram vários pontos alagadiços, mas não houve registros de graves acidentes, segundo os órgãos de referência. Os alagamentos foram registrados em pontos já conhecidos da capital, a exemplo da Jerônimo de Albuquerque ao longo dos bairros Cohama, Angelim e Cohab; Casemiro Junior, no Anil; e Avenida Vitorino Freire, na Areinha. Bastaram poucos minutos de chuva para se formarem poças no trecho da avenida entre a Madre Deus e a Areinha.

Os bairros Cohab (próximo ao viaduto), Sá Viana, Vila Conceição, João de Deus, Cohatrac e Calhau (nas proximidades do Palácio do Governo). Neste período, a Defesa Civil e Corpo de Bombeiros ficam em alerta às áreas que, historicamente, já sofrem com os alagamentos. O planejamento é realizado antecipadamente com a escala de equipes para atuar nestas áreas na prevenção e contenção de alagamentos e desabamentos. O maior problema deste período são os pontos de alagamentos, que, por conta da intensidade das águas transbordam e empoçam, segundo a Defesa Civil municipal. O trabalho de contenção consiste, entre outros, no escoamento da água com a limpeza, desobstrução e desentupimento de bueiros.

 
A estação chuvosa tem influência, principalmente, da Zona de Convergência Intertropical, responsável por 70% das chuvas na capital, segundo o Núcleo de Meteorologia da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). O Núcleo vem monitorando os índices climáticos para realizar o mapeamento das características deste período chuvoso. As médias são com base climatológica de 30 anos de dados. Segundo o Núcleo, as mudanças climáticas têm se manifestado em menor tempo a cada ano. Em situações de chuvas regulares podem culminar em inundações.
 
Fonte:Imparcial.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

seis − 6 =