Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Ouça nossa rádio

Saúde dos ouvidos: prevenção pode evitar sérios danos

O diagnóstico precoce, de preferência na fase pré-natal, é uma das principais formas de prevenir e combater problemas auditivos e a surdez.

 

De acordo com dados do IBGE, no Brasil, os problemas auditivos atingem mais de 5% da população (cerca de 9,7 milhões de pessoas).

 

Segundo o otorrinolaringologista, Gustavo Barros, alguns casos de problemas auditivos poderiam ser evitados. “É importante lembrar de que existem hoje diversos meios de prevenção e reabilitação das perdas auditivas. E, nesse caso, o otorrinolaringologista é o profissional mais indicado para consultas”, reforça.

 

Ainda de acordo com o especialista, diversos fatores podem desencadear um problema auditivo, entre esses fatores estão doenças genéticas; malformações; infecções na gravidez; doenças infecciosas do ouvido e do sistema nervoso central; medicações tóxicas para o ouvido interno; tumores; entre outras.

 

“Normalmente, existe uma queixa de diminuição da audição, mas pode haver outros sintomas associados como zumbido, tonturas, sensação de ouvido tampado e dificuldade de entender as palavras”, explica o médico.

 

Caso haja a manifestação de algum desses sintomas, o primeiro exame recomendado é a audiometria – que mede a audição por meio de instrumentos.

 

O médico Gustavo Barros, lembra que cada caso deve ser conduzido de acordo com o tipo de perda e a causa específica. “O importante é saber que, quanto mais cedo for feita a reabilitação auditiva, melhor será a evolução do quadro auditivo, pois o tempo de privação sonora será menor”.

 

Fonte:Imirante.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

10 − cinco =