Construção Civil registra alta na contratação de vagas no Maranhão
O Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos (Imesc), órgão vinculado à Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan), apresentou, nesta terça-feira (23), a segunda Nota Mensal de Conjuntura Econômica sobre mercado de Trabalho formal do Estado referente ao ano de 2015.
A análise do mês de maio mostra que, apesar do fechamento de postos de trabalho em todo país, com reflexo no Maranhão, o estado registrou números positivos.
Na Construção Civil houve um ganho de 1,2 mil vagas formais em maio de 2015, comparado ao mesmo mês do ano anterior, sendo a principal contribuição proveniente de investimentos do Governo do Maranhão e da Prefeitura de São Luís.
As atividades de Serviços Industriais de Utilidade Pública (SIUP) e Agropecuária também apresentaram melhor desempenho nessa base de comparação, com aumento de 539 e 172 vagas, respectivamente.
A Nota de Mercado de Trabalho é um dos objetos analisados pelo Boletim de Conjuntura Econômica que é publicado trimestralmente pelo Imesc. Desse modo, a proposta é fazer uma discussão do resultado do comportamento do emprego formal maranhense a partir do Cadastro Geral de Emprego e Desemprego (Caged), tendo como referência a região Nordeste e o Brasil, divulgado mensalmente pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
O Caged trata do fluxo entre admitidos e desligados e constitui-se em um importante termômetro do desempenho dos setores de atividade econômica.
Informações Imesc