Conta de energia: troca de lâmpadas podem economizar até 20%

Apesar de muito brasileiros saberem que as lâmpadas fluorescentes, mais conhecidas como brancas, são bem mais econômicas do que as incandescentes, ou popularmente amarelas, são consumidas no Brasil 300 milhões de lâmpadas incandescentes, enquanto as brancas compactadas respondem são apenas 100 milhões.

Segundo o executivo de Eficiência Energética, Júlio César Mendes, a troca das lâmpadas traz o benefício da redução na conta de energia do cliente que pode chegar até 20% da conta, além de reduzir o desperdício de energia.

Para combater o uso das lâmpadas comuns, aos poucos elas estão sendo retiradas do mercado até 2016, quando serão definitivamente substituídas por outras mais econômicas.

Desde o dia 1º de julho, as lâmpadas incandescentes de 60 Watts deixaram de ser produzidas e importadas. Segundo a Associação Brasileira da Indústria da Iluminação (Abilumi), os modelos de lâmpadas incandescentes de 200W, 150W, 100W e 75W já deixaram de ser comercializadas, e as últimas a saírem das prateleiras serão as de 40W e 25W, em junho de 2016.

Fonte: Imirante.com