Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Ouça nossa rádio

Procon notifica postos por suposto aumento abusivo de combustíveis

 

O Procon do Maranhão divulgou ontem (11) que mais de 30 postos de São Luís foram notificados por "suposto aumento abusivo", após reajuste comunicado pela Petrobras no mês passado.

 

A notificação solicita aos estabelecimentos, no prazo de dez dias, jusitificativas sobre os preços praticados acima do reajuste permitido pela estatal.

 

Caso os postos não atendam à solicitação, serão aplicadas penalidades administrativas e civis, além de responsabilização penal por crime de desobediência, na forma do artigo 330 do Código Penal.

 

"Caso seja constatado aumento abusivo, agiremos com o mesmo rigor do início do ano, quando conseguimos baixar o preço do combustível através de uma Ação Civil Pública. O consumidor é o maior, melhor e principal fiscal das relações de consumo", avisa o diretor do órgão Duarte Júnior.

 

De acordo com o Procon, "exigir do consumidor vantagem manifestamente excessiva e elevar sem justa causa os preços dos produtos ou serviços" é infração prevista no artigo 39 do Código de Defesa do Consumidor.

 

As denúncias podem ser feitas por meio do aplicativo do Procon Maranhão, disponível Android e iOS, ou em qualquer unidade física do órgão.

 

Fonte: G1-Ma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

3 × um =