Mobilização contra Aedes aegypti tem Dia D no Maranhão

A Prefeitura de São Luís lançou na tarde de ontem (10) a campanha “Todos na Guerra contra o Mosquito”, de combate ao mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue, zika vírus e febre chikungunya.  No Maranhão, foram registrados até o momento três casos confirmados de microcefalia relacionados ao Zika vírus entre mulheres gestantes, segundo relatório divulgado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES). A mobilização contra o mosquito começa já nesta sexta feira (11), com o Dia D da campanha.

A campanha inclui vasta programação com orientação, visitas domiciliares, blitzen educativas em escolas e empresas e abordagem de comerciantes e público, com distribuição de panfletos. Além disto, será intensificado o trabalho no campo, através dos agentes de saúde, agentes de combate às endemias, agentes comunitários e outros técnicos das secretarias de Saúde e Serviços e Obras Públicas.

As equipes realizarão inspeção nas residências e estabelecimentos comerciais, a fim de identificar e tratar os focos do mosquito, além de recolher sucatas e todo tipo de bagulho volumoso que possa servir de criadouro do Aedes aegypti.

Parceria com o governo
A campanha está sendo organizada pela Prefeitura e pelo governo do Estado, que também vai realizar nesta sexta feira (11), o Dia D de mobilização social contra o mosquito Aedes aegypti, transmissor da Dengue, Chikungunya e Zika vírus.

A programação, que terá início às 8h e vai até às 13 horas, é coordenada pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) em parceria com o município de São Luís e região metropolitana, tem como finalidade mobilizar e conscientizar a população sobre os riscos de proliferação do mosquito.

Fonte: G1-Ma