Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Ouça nossa rádio

Tirar a CNH está mais caro no Maranhão em 2016

 

Tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) está mais caro em 2016. É que, além das aulas práticas e teóricas, o aluno deverá passar por um simulador e no Maranhão só existem dois equipamentos, um em São Luís e outro em Açailândia.

 

A ideia do equipamento é para dar uma noção mais real do que é controlar um carro no trânsito. Depois das aulas teóricas o aluno vai para o simulador onde vai ser possível ter noções de controle dos pedais, como acelerador, embreagem, freio, além do tempo certo das marchas e o controle de fato de um carro.

 

No telão são exibidas imagens de ruas da cidade ou de estrada. E só depois de tudo isso é que o aluno vai poder fazer as aulas práticas. Mas, antes de ir para a rua é preciso ser aprovado no exame teórico, depois são 25 horas de aula prática no carro.

 

A nova exigência está preocupando muita gente, isso inclui empresários e futuros motoristas, por causa do novo preço para tirar a Carteira de Habilitação a partir do ano que vem. “Esse aparelho vai estar somando logicamente custo. É uma ferramenta que esta entrando em paralelo com as já em execução”, disse Antunes Alves, que é dono de uma autoescola.

 

Por causa do novo preço, Gabriel Oliveira antecipou o projeto de tirar a carteira de motorista. “A possibilidade de eu ter que pagar a mais por uma coisa que não estava nos meus planos, por isso eu atecipei minha vinda”, contou.

 

O Sindicato das Autoescolas do Maranhão diz que as autoescolas estão tentando soluções juntas para se adequar. “Se uma autoescola pequena não pode usar, pode compartilhar com outra autoescola que tenha um poder maior para adequar também a própria realidade”, explicou Ramir Aguiar, presidente do sindicato.

 

Uma portaria foi publicada pelo Detran estabelecendo normas para essa parceria entre as autoescolas. “Pode compartilhar as autoescolas que estão inscritas na mesma jurisdição da ciretran ou até 100 km”, finalizou o diretor do Detran, Antônio Nunes.

 

Fonte: G1-Ma

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

13 + 13 =