Cuidados com energia elétrica devem ser redobrados em períodos chuvosos
No início de cada ano, as chuvas se tornam frequentes em Imperatriz e região e, com elas, aumentam os perigos de choque com a rede elétrica. Pensando em evitar esse tipo de problema, a concessionária de energia elencou algumas dicas para evitar acidentes que, em alguns casos, podem terminar em morte.
Segundo o técnico de segurança Marcos Tullio de Sousa, a maioria dos acidentes relacionados à energia elétrica em época de chuvas acontecem pelo fato de que as pessoas, geralmente, desconhecem os riscos que a eletricidade representa.
“Os acidentes acontecem por desatenção aos perigos da energia elétrica, pelo desrespeito a distância de segurança para realizar construções ou reformas e, também, pelo desconhecimento dos riscos envolvidos e excesso de confiança”, comenta.
O técnico chama a atenção quanto aos cuidados preventivos. Em casos de chuva, ao estar no ar livre é recomendável procurar um abrigo seguro e longe de árvores, pois elas atraem raios e os galhos podem cair. Outra dica importante é não se aproximar de cercas de arame e varais metálicos.
A persistência com os cuidados para a prevenção de acidentes serve para resguardar a população, também, de danos materiais com os eletrodomésticos. Ao observar uma chuva forte e, principalmente, se houver trovoadas, é recomendável que os disjuntores internos sejam desligados para evitar um curto-circuito.
Veja mais dicas:
– Não deixe nas tomadas equipamentos eletroeletrônicos, como televisão, som, computador e outros, quando perceber que a chuva se transformou em uma tempestade com raios;
– Mantenha-se afastado de janelas, torneiras e canos elétricos. Não ande descalço ou tome banho durante a tempestade;
– Só instale, desligue ou remova antenas se o tempo estiver bom. Se sua antena cair sobre ou próximo à rede elétrica, não tente segurá-la ou recuperá-la;
– Procure evitar desligar aparelhos e motores elétricos descalço. Utilize um calçado com solado isolante (borracha);
– Não use equipamentos elétricos que tenham sido molhados ou que estejam em locais inundados, pois há risco de choque elétrico e de curto circuito.
Fonte: Imirante.com