Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Ouça nossa rádio

Hemomar lança Campanha que incentiva doações de sangue para o Carnaval

 

No período que antecede o carnaval, a campanha tem sido intensificada, devido ao aumento da demanda e a baixa de até 30% no número doadores.

 

A intenção do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) responsável por suprir a demanda de toda a rede da saúde – estadual, municipal e privada –, é reforçar o estoque para prover a demanda do banco de sangue.

 

No Maranhão, a quantidade de bolsas doadas rotineiramente na sede do Hemomar, atualmente é de 180 por dia, o que faz o banco trabalhar com o estoque regrado. Em cada doação são retirados, em média, 450 mililitros de sangue, quantidade que não afeta a saúde do doador e que é reposta pelo organismo em 24h (parte líquida).

 

Quem pode doar sangue

 

Para ser um doador de sangue, o voluntário precisa estar bem de saúde, levar um documento oficial de identidade com foto, ter entre 16 e 68 anos e pesar mais de 50 quilos.

 

Não é necessário estar em jejum. O candidato deve somente evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e as bebidas alcoólicas 12 horas antes. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar com autorização dos pais ou responsáveis. Após a doação, o intervalo para uma próxima coleta é de 90 dias para mulheres e 60 dias para homens.

 

O Hemomar fica localizado na Rua cinco de janeiro, s/n, no Bairro Jordoa, em São Luís.

 

Fonte: Imparcial.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

dezenove − 9 =