Mantas garantem conforto térmico e ainda protegem madeiramento dos telhados contra umidade

Marcelo Scandaroli

Melhorar o conforto térmico dentro das edificações é a principal função das mantas para subcobertura. Além de regular a transferência de calor entre ambiente externo e interno nos dias quentes, nos dias frios o sistema minimiza as perdas de calor que ocorrem durante a noite. Mas, além disso, o material também é amplamente usado como barreira física para entrada de água no forro, prevenindo danos que a umidade provoca nas estruturas de madeira dos telhados.

A instalação pode ser feita sob diversos tipos de telhas, como as cerâmicas, de concreto, metálicas e as de PVC. Há basicamente dois tipos de mantas no mercado: as com camada de alumínio em apenas uma face e as revestidas com o material nos dois lados, mais indicadas para locais sujeitos a altas temperaturas. O material de composição também pode variar: há modelos em polietileno, feltro de lã de vidro, EPS, entre outros.

Fonte: Equipe de Obra