São Luís realiza ação para alertar para cuidados com a pressão arterial

Ação de conscientização pelo Dia Nacional do Combate à Hipertensão será realizada nesta terça-feira (26) nas unidades de saúde da rede e, na sede da Secretaria de Saúde de São Luís, no Parque do Bom Menino.

Durante todo dia, serão realizadas palestras, aferições de pressão arterial e testes de glicemia.

Por ser uma doença muitas vezes silenciosa, não apresenta sintomas alarmantes ou claramente identificáveis, manifestando-se já em estágio avançado e podendo provocar derrames, doenças do coração, paralisação dos rins e lesões nas artérias.

Alguns dos fatores de risco que podem ocasionar o surgimento da hipertensão são: idade, gênero, etnia, excesso de peso ou obesidade, ingestão excessiva de sal e de álcool, sedentarismo, ou ainda fatores genéticos combinados ou não dentro de um contexto de estilo de vida pouco saudável. O diagnóstico pode ser realizado de forma bastante simples, através da aferição da pressão arterial e avaliação médica.

Fonte: G1-Ma