Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Ouça nossa rádio

Número de mesários voluntários cresce 20% no Maranhão

Resultado de imagem para mesário voluntário Divulgação

 

O número de mesários voluntários cresceu 20% nestas eleições municipais de 2016, em comparação à eleições gerais de 2014, no Maranhão. Os dados são do grupo de trabalho que cuida do projeto do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão (TRE-MA). O crescimento é atribuído à divulgação de informações na imprensa e redes sociais sobre as vantagens de ser mesário voluntário, além de realização de reuniões, visitas a faculdades, distribuição de cartazes e panfletos, veiculação de peças gráficas em outdoors e traseiras de ônibus, entre outras ações.

 

Segundo o TRE-MA, em 2014 foram 6.679 eleitores que participaram das eleições como mesários voluntários, enquanto em 2016 serão 8.028, sendo 4.888 no interior do Estado e 3.140 na capital maranhense.

 

A principal motivação relatada pelos voluntários que aceitaram responder pesquisa foi de estarem contribuindo para a cidadania (1.692), seguida de horas extracurriculares (1.223), desempate em concurso público (904), dispensa do serviço pelo dobro de dias de convocação (386) e critério para desempate em promoção no serviço público (98).

 

Para ser mesário voluntário, é necessário ser eleitor maior de 18 anos em situação regular perante a Justiça Eleitoral. Atualmente, o TRE-MA possui convênio com 19 instituições de ensino públicas e particulares em todo o Maranhão.

 

Com o projeto Mesário Voluntário, a Justiça Eleitoral busca garantir ainda mais transparência no processo eleitoral.

 

Fonte: G1-MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

17 + quinze =