Trabalhadores da Melo Montagens Industriais LTDA se reúnem no SINDCONSTRUCIVIL

No auditório do SINDCONSTRUCIVIL – Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e Construção Pesada de São Luís – Ma e mais 39 municípios- estiveram presentes os trabalhadores da Melo Montagens Industriais LTDA e os representantes da empresa, em uma mediação realizada pelo presidente do Sindicato, Humberto França Mendes e o Dr. Sutelino Neto da assessoria jurídica.

A empresa Melo Montagens Industriais LTDA é terceirizada da Companhia Energética do Maranhão, CEMAR, e está construindo uma Subestação Energética do bairro do Anjo da Guarda.

A Melo Montagens Industriais infelizmente tem um histórico de conflito com seus trabalhadores. No ano passado, os trabalhadores estiveram no SINDCONSTRUCIVIL, reclamando atrasos de salários e outras irregularidades cometidas pela empresa. O Sindicato mediou este conflito, juntamente com sua assessoria jurídica, mas, novamente a empresa falta com seus deveres aos trabalhadores.

Desta vez, os trabalhadores reclamam do não pagamento dos salários referentes aos meses de agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro de 2016, férias, o depósito do FGTS e o 13º salário, além de também exigirem a devolução de suas CTPS (Carteiras de Trabalho e Previdência Social) já que a CEMAR teria alegado que não possui mais contrato com a Melo Montagens Industriais LTDA, o que pode indicar o encerramento da obra. Dessa forma, alguns trabalhadores alegam que já perderam outras oportunidades de emprego, porque suas CTPS estariam presas com a Melo Montagens Industriais LTDA.

Segundo o representante da Melo Montagens Industriais LTDA, presente na mediação, o proprietário da empresa estaria se recuperando de um pós-operatório delicado. Por isso, a demora para resolver alguns problemas que afetam os trabalhadores. Mas que a empresa estaria fazendo o possível para sanar os mesmos.

No entanto, permanece o impasse, pois a empresa não é clara quanto ao prazo para pagar o salário de dezembro de 2016 e o 13º aos trabalhadores ou dispensá-los com todos os seus direitos trabalhistas, caso seja necessário. Os trabalhadores também, não aguentam mais esperar pela empresa e não engolem mais as justificativas da Melo Montagens Industriais LTDA que culpa a crise financeira e também à CEMAR pelo fato de não possuir recursos financeiros para pagar os trabalhadores.

Prevendo a continuidade deste impasse, a assessoria do Sindicato juntamente com o Presidente Humberto França Mendes, sugeriram que a Melo Montagens Industriais LTDA se não puder mais continuar com os trabalhadores, por não haver outras obras ou por falta de recursos financeiros, que então dê baixa nas Carteiras de Trabalho, pagando  todos os direitos dos trabalhadores. Caso contrário, o Sindicato entrará com uma ação com todos os trabalhadores na Justiça, para penalizar a empresa e reaver o pagamento do direito dos operários.

Os trabalhadores desejam um acordo com a Melo Montagens Industriais LTDA e CEMAR sem a necessidade de ir a Justiça. Mas infelizmente o caminho a ser tomado, ao que tudo indica, será a intervenção através da  Justiça do Trabalho. O SINDCONSTRUCIVIL já está tomando as devidas providências para resolver a situação dos trabalhadores.