Porto do Itaqui é o maior exportador do Arco Norte e impulsiona atividade

Resultado de imagem para porto itaquiDivulgação

O Porto do Itaqui, no Maranhão, tem o maior crescimento previsto no fluxo de exportações do Arco Norte, região que compreende os portos de Rondônia, no Norte, até a Bahia. Os dados estão de acordo com estudo da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), divulgado e destacado pela imprensa nacional nesta segunda-feira (13).  Somente pelo Porto do Itaqui, devem ser liberados 37,2% do volume de exportação de todo o Arco Norte.

O bom desempenho no porto maranhense seria ainda o grande o responsável por impulsionar o crescimento das exportações pelo Arco Norte, que deve exportar 23,8% de toda a produção de milho e soja no país, sustenta o estudo da Conab, empresa pública que é vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA). Em 2017, a estimativa é de apenas a soja seja responsável por 6,6 milhões de toneladas exportadas pelo porto do Itaqui, sem contar outros produtos.

O melhor desempenho registrado pelo Porto do Itaqui foi em 2015, com a saída de mais de 7 milhões de toneladas de soja e milho. Os principais portos do Arco Norte estão localizados, além de São Luís (MA), em Barcarena (PA), Santarém (PA), Manaus (AM), Santana (AP).

Fonte: ma10.com.br