Dicas da Obra. Passo a Passo para instalação de piso emborrachado

Marcelo ScandaroliReprodução/Equipe da Obra

Além de prover eficiência e durabilidade, a instalação de revestimentos emborrachados de piso deve considerar sempre a segurança do usuário. Essa preocupação é ainda maior em áreas de playground, que têm atividade intensa e onde vários acidentes podem acontecer. Para minimizar a possibilidade de ocorrências, é imprescindível seguir as normas específicas e atentar para a qualidade do piso a ser adotado.

A norma que rege instalação de áreas de playground é a NBR 16.071:2012 Playgrounds. A terceira parte do texto normativo estabelece os requisitos de segurança para pisos absorventes de impacto, que é o caso do material usado nessa instalação. Feito de grânulos de pneu e poliuretano, o material oferece alta resistência à compressão e vida útil prolongada.

Por ser uma atividade que utiliza cola, a instalação exige uma boa limpeza do local de aplicação. Qualquer sujeira ou detrito pode diminuir a área de contato de aderência e prejudicar a qualidade do serviço. Também é necessário que o local esteja completamente seco.

Fonte: Equipe de Obra