SINDCONSTRUCIVIL volta a fazer blitzen pelo interior do Maranhão

No dia 22 de Março 1º Secretário Jorge Luís Mendes e o Diretor do Departamento de Esportes e Lazer, Lauro dos Inocentes Filho estiveram iniciando uma Blitz Sindical pelos interiores do Maranhão, dentro da área de abrangência do Sindicato, onde estão os municípios representados por ele.

A Blitz iniciou por Axixá onde foi encontrada uma obra de construção de uma loja de conveniências perto de um Posto de Combustível sob responsabilidade da SB Construção e Incorporação LTDA. Neste canteiro os trabalhadores estão com as Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) assinadas, porém, não há no canteiro banheiros, refeitórios, bebedouros, Equipamentos de Proteção Individual (EPI) e fardamentos.

Depois a parada foi em Humberto de Campos onde foi encontrada a Empresa Domus Engenharia que realiza o calçamento das ruas. A Domus Engenharia também está com empresas terceirizadas que operam em seu nome. Estes trabalhadores foram encontrados sem registro em CTPS, sem EPI e sem condições mínimas de trabalho dentro do canteiro. Ou seja, tudo irregular.

Na Estrada que vai para Santo Amaro, a empresa Construtora Sucesso felizmente encontrava-se está dentro dos conformes. Os trabalhadores possuem registro em CTPS, têm EPI, fardamento, apenas não recebem a Cesta Básica no valor de R$ 280,00. Esta empresa foi advertida verbalmente para corrigir esta questão.

A próxima parada foi em Barreirinhas, nos lençóis maranhenses, onde a responsável maior pela obra é a Ômega Engenharia e também opera a Cortêz Engenharia. Nesta obra está tudo dentro dos conformes, para a satisfação do Sindicato. Os trabalhadores estão regulares.

Ainda em Barreirinhas foi encontrada uma obra do proprietário Dalton Henrique de Sousa que está construindo um prédio de quatro lages ao lado do Hospital Municipal. Esta empresa possui cerca de 20 trabalhadores que estão totalmente irregulares: Sem CTPS assinadas, sem EPI, sem condição nenhuma de trabalho. Ou seja, totalmente irregulares. Também em Barreirinhas foi identificada a empresa Construtora Rampa construindo um muro de retenção das Dunas, logo no Porto de Barreirinhas, na parte que passa o Rio Preguiças. Nesta obar as CTPS não estão assinadas, apesar dos trabalhadores possuírem fardas, EPI e demais condições para o trabalho. Neste canteiro a maior parte dos trabalhadores é de outros municípios como Presidente Juscelino.

A equipe do Sindicato também se deslocou para o município de Paulino Neves onde estão construindo a Ponte sobre o Rio Novo. Esta empresa é a Makete Construções Eirele que infelizmente não registra as CTPS dos Trabalhadores e pratica um ato abusivo que é a de contratação temporária de trabalhadores, depois os dispensando sem nenhum direito. Além de não registrar estes trabalhadores, a empresa não cumpre com nenhuma responsabilidade com os operários. Oferece apenas o almoço. Outro agravante é o atraso do salário dos operários.

Todas as empresas identificadas com irregularidades foram notificadas e possuem um prazo de 10 dias úteis para cumpri-la. Caso contrário, serão encaminhadas ao Ministério do Trabalho e Emprego e demais órgãos competentes.

Confira mais imagens na Galeria de Fotos