SINDCONSTRUCIVIL-MA intensifica Blitz Sindical em empresas de recapeamento asfáltico na Capital e Região Metropolitana

Constantemente o SINDCONSTRUCIVIL-MA, Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e Construção Pesada de São Luís e mais 39 municípios do estado do Maranhão, realiza Blitz Sindical.

O dia 08 de Agosto foi inteiramente dedicado a esta ação rotineira do Sindicato. Os presentes na fiscalização foram: Presidente Humberto França Mendes, o Primeiro Secretário Jorge Luís Mendes, o Diretor Social Lauro dos Inocentes Filho e o Diretor de Arquivos e Memória José dos Santos Ferreira.

A Empresa Central Engenharia e Construções LTDA que está operando em São Luis e em São José de Ribamar foi alvo do Sindicato nesta última Blitz Sindical.

No Parque Shalom, Av. Neiva Moreira, alguns trabalhadores estão com as CTPS Carteiras de Trabalho e Previdência Sociais assinadas, porém, o que o Sindicato observa é que vários deles já trabalharam para esta mesma empresa cerca de 6 a 8 meses na informalidade (sem carteira assinada) e somente agora a Central Engenharia E Construções  LTDA assinou as carteira deles.

Ainda assim estes trabalhadores estão irregulares, pois não estão recebendo o adicional de periculosidade no valor máximo de 40% e também estão sem Equipamentos de Proteção Individual adequado, ou seja, não estão utilizando máscaras e nem luvas, quando deveriam, por operarem com uma substância altamente tóxica que é o asfalto.

A próxima parada da Blitz Sindical foi na Estrada de São José de Ribamar, onde está sendo realizado também recapeamento asfáltico, construção de calçadas e sarjetas. A obra é da Central Engenharia e Construções LTDA com responsabilidade do Governo do Estado em parceria com a Prefeitura da cidade de São José de Ribamar.

Para a surpresa do Sindicato a Central Engenharia e Construções LTDA está com a mesma prática de "rodízio de trabalhadores", contratando alguns operários e depois demitindo-os sem nenhum de seus direitos trabalhistas. Repetindo este processo rotineiramente, lesando assim dezenas de pais de família trabalhadores.

Segundo os trabalhadores desta obra a Central Engenharia e Construções LTDA opera com aproximadamente 10 empresas terceirizadas que também estão irregulares com seus trabalhadores.

O Sindconstrucivil-MA conseguiu pegar o nome de 3 terceirizadas:

IP Construções LTDA

RQ Sampaio Construções LTDA

Negicon Construções LTDA

O Sindconstrucivil-MA entende que a Central Engenharia e Construções LTDA deverá se responsabilizar por estas empresas terceirizadas.Um ofício foi feito para encaminhar ao Ministério do Trabalho denunciado a Central Engenharia e Construções LTDA  para se tomar as devidas providências legais na defesa destes trabalhadores.

O presidente Humberto França Mendes, deixou seu recado aos trabalhadores: "Tomem cuidado com as mudanças nas Leis Trabalhistas.  Não assinem nenhum documento com dúvida. Procure seu Sindicato e retire suas dúvidas.Você, trabalhador é o Sindicato. Precisamos mais do que nunca está unidos e juntos para termos nosso Sindicato de portas abertas e mantermos nossos direitos.”

Confira mais imagens na Galeria de Fotos