Dicas da Obra. Diferença entre fundações rasas e profundas

Fundações são elementos enterrados que têm o objetivo de transmitir as cargas de uma construção para o solo sem provocar ruptura do terreno, dando estabilidade e firmeza a edificação. O tipo de fundação a ser escolhida será um função da intensidade da carga e da profundidade em que está localizada a camada resistente do solo. Com base na informações, escolhe-se a melhor opção, ou seja, a mais barata e que atenda todas as normas de segurança.

Fundação rasa

Fundações Rasas

São aquelas em que a carga da estrutura é transmitida diretamente ao solo em valas rasas, de no máximo cerca de 3 metros. Entre elas estão os blocos, alicerces, sapatas e radiers. As fundações superficiais são tipicamente projetas com pequenas escavações no solo, não sendo necessário utilizar grandes equipamentos para executá-la. Um exemplo de fundações superficiais são as sapatas (sapata isolada, sapata corrida, sapata de divisa, sapata associada).

Fundação profunda

Fundações Profundas

São aquelas que transferem a carga da edificação para o solo por meio de atrito lateral. Essas estruturas estão implantadas com sua base a mais de 3 metros de profundidade. São essas as estacas e os tubulões. As fundações profundas são geralmente utilizadas em projetos grandes que precisam transmitir grandes cargas ao solo, ou quando as camadas superficiais tem pouca resistencia, necessitando-se de uma fundação com grande profundidade para que a resistência seja obitida pelo atrito lateral. A fundação profunda normalmente dispensa a abertura da cava de fundação, constituindo-se em um elemento cravado por meio de um bate estaca, ou por valas circulares e profundas com o diâmetro pequeno.

O tipo de fundação a ser usada na construção depende de fatores como a resistencia do solo, custo, o tempo que é levado. Ou seja, todas as alternativas têm que ser analisadas para se obter o resultado que melhor atende as normas de segurança, o custo baixo e rapidez na execução. Portanto procure um profissional especializado nesse assunto para melhor atendê-lo em suas exigências ,e então, tenha a total segurança em sua edificação.

Fonte: suaobra.com.br