Presidente do SINDCONSTRUCIVIL-MA se pronuncia sobre falsa assembleia convocada pela FENATRACOP na BR 135/ km 135 em Matões do Norte

No ano de 2014 foi publicado no Jornal Pequeno um Edital de Convocação de Assembleia Geral da FENATRACOP (Federação Nacional dos Trabalhadores da Construção Pesada) convidando os trabalhadores da categoria para participarem e se fazerem presente na BR 135, Km 35 (cidade de Matões do Norte).

Nós do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil e Construção Pesada de São Luís e mais 39 municípios do Estado do Maranhão / Sindconstrucivil -MA, estivemos lá com os trabalhadores da categoria e associados, porque não reconhecemos esta FENATRACOP como uma Federação legítima que representa os trabalhadores da construção pesada do Estado do Maranhão. Pois, já temos os Sindicatos que representam nossa categoria e já temos nosso órgão superior que é a FETICEMA (Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do Estado do Maranhão) que representa os Sindicatos dentro do nosso Estado.

Todos os Sindicatos que já existem aqui no Maranhão são representados pela FETICEMA e não por esta FENATRACOP que para nós não existe. E nós estamos aqui para repudiar esta FENATRACOP que seria uma Federação apenas reconhecida no Estado do Rio Grande Do Sul e no Estado do Pará, pelo o que já apuramos, e fica colocando a "isca de molho" em todas as partes para ver se fisga a inocência dos trabalhadores. E nós não vamos aceitar em momento nenhum esta situação.

Esta FENATRACOP colocou essa linguagem para os trabalhadores autorizarem o fechamento da Convenção Coletiva de Trabalho por ela e caso não tenha negociação entrar com a instalação de dissídio, e ao mesmo tempo, autorizarem descontar 2% (dois por cento) de contribuição assistencial e 1 (um) dia de trabalho em contribuição sindical.

Nós já estamos percebendo que isto é uma exploração feita por esta FENATRACOP que quer se beneficiar do direito do trabalhador, não reembolsando nada para o próprio  trabalhador. O que o trabalhador vai desfrutar desta entidade, se a sede da mesma fica lá no Rio Grande Do Sul e no Estado do Pará? Como o trabalhador maranhense vai se deslocar para esses Estados? Então o trabalhador vai ficar numa situação difícil se for colaborar e se juntar com esta FENATRACOP.

Agora no dia 16 de outubro de 2017, estivemos aqui no local da convocação deste novo Edital, publicado novamente no Jornal Pequeno, desta vez na BR 135, Km 35, onde encontramos um grupo de trabalhadores, trabalhando e que não têm nenhum conhecimento desta FENATRACOP.

O que se pode deduzir que foi uma convocação falsa, para tentar burlar a lei, apenas para colher assinaturas visando "legalizar" esta entidade. E ainda publicou o Edital de Convocação num dia de sábado que é quando o jornal tem menor circulação do que num dia da semana. Ou seja, tudo já articulado. Então, os trabalhadores não têm o mínimo  conhecimento desta suposta assembleia lá nesse trecho da BR 135, Km 135 em Matões do Norte.

Estivemos aqui também em Bacabeira onde os trabalhadores ficam alojados (mais de 400 trabalhadores) que não têm  conhecimento desta FENATRACOP.  Estes mesmos trabalhadores apenas reconhecem o Sindicato dos Trabalhadores de São Luís (Sindconstrucivil -MA), a Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do Estado do Maranhão  (FETICEMA) e o Sindicato dos Trabalhadores de Rosário.

O Sindicato dos Trabalhadores de São Luís (Sindconstrucivil -MA) fecha a convenção com seus municípios de base, a FETICEMA fecha nos municípios onde não têm sindicato e também com o Sindicato dos Trabalhadores de Rosário.

Então, para nós esta FENATRACOP não existe. Estamos aqui para repudiar esta entidade e não aceitamos de  maneira nenhuma aqui dentro da nossa base territorial e dentro de nenhum município do Estado do Maranhão uma entidade sem legalidade.

Repudiamos esta entidade, porque nós já temos nosso representante de fato e de direito pela Federação dos Trabalhadores na Indústria da Construção e do Mobiliário do Estado do Maranhão – FETICEMA e pela Confederação Nacional dos Trabalhadores da Construção – CONTRICON que é o Sindconstrucivil-MA.

Novamente, reiteramos que  não reconhecemos esta FENATRACOP que para nós não existe.

Confira mais magens na Galeria de Fotos