Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Sindconstrucivil-MA realiza assembleia com trabalhadores da Zortea Construções

O Sindconstrucivil-MA esteve ontem, dia 14 de dezembro de 2023, às 12:00hs, realizando uma assembleia-geral com os trabalhadores da empresa Zortea Construções Ltda., na área da Cibra. A assembleia tinha o objetivo de consolidar o novo Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) entre a empresa e seus colaboradores com vigência de 01/11/2023 a 31/10/2024. Foi levada ao conhecimento dos trabalhadores a contraproposta da empresa que ofereceu o reajuste salarial de 5%, mantendo o valor da cesta básica atual de R$ 380,00. Sendo que a proposta do sindicato era o reajuste salarial de no mínimo de 10%.

Os trabalhadores não aceitam essas condições e reivindicam os seguintes tópicos:
• Reajuste salarial de 6,46% no mínimo.
• Cesta básica de R$ 420,00.
• Hora extra com adicional de 70% de segunda a sexta-feira.
• A classificação de ajudantes para 1/2 oficial para aqueles trabalhadores que já possuem mais de um ano de empresa. E a classificação para oficial dos 1/2 oficiais com mais de seis meses nesta função.
• O benefício do plano de saúde para todos os trabalhadores, desde que a empresa consiga um novo contrato.

As negociações continuam a fim de se chegar a um entendimento entre as partes. Uma nova reunião foi marcada para o dia 12/12/2023, online, com a direção da empresa e a comissão dos trabalhadores.
Presentes na assembleia: Presidente Humberto França Mendes e diretores sindicais, Jorge Luis França Mendes e Lauro dos Inocentes Filho.