SINDCONSTRUCIVIL – MA

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Construção Pesada-Infraestrutura, Mobiliário, Artefatos de Cimento, Obras de Arte, Instalações Elétricas, Montagens e Manutenções Industriais, Construção e Manutenção de Rodovias, Ferrovias e Engenharia Consultiva

Ouça nossa rádio

Dia 26 de Abril no Campus da UFMA acontece a 21ª edição do Ação Global

 

 

A 21ª edição do Ação Global ocorre neste sábado, dia 26, das 8h às 17h, na Cidade Universitária da Universidade Federal do Maranhão (UFMA), no Bacanga, na Capital Maranhense. Considerado o maior evento de Cidadania do Maranhão, numa realização do Serviço Social da Indústia (Sesi) e do Sistema Mirante, afiliadada da Rede Globo, idealizadora da Ação de Cidadania, o Ação Global espera contar com a participação de mais de 2 mil voluntários.

O evento oferecerá gratuitamente ao público serviços em diversas áreas direcionados para a qualidade de vida e bem-estar social. No ano passado, aproximadamente 37 mil pessoas foram atendidas no Ação Global e a expectativa é que esse número aumente para 40 mil, uma vez que a estrutura montada para esta edição também foi ampliada.

Serviços

Entre os serviços gratuitos que serão oferecidos estão os referentes à qualidade de vida, englobando atendimentos na área da saúde, como clínica médica, ginecologia, odontologia, beleza e estética entre outros. Além disso, serão oferecidos cursos profissionalizantes, serviços de cidadania, emissão de Carteira de Identidade, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), segunda via de Título de Eleitor, entre outros serviços. Para facilitar os atendimentos, grande parte dos serviços em saúde estará concentrada no Colégio Universitário (Colun) e no novo Centro de Convenções da UFMA. Na programação, também estão incluídos a realização de minicursos, oficinas, manifestações culturais e a realização de diversas outras atividades lúdicas.

Uma das novidades deste ano é a realização do Mutirão Sem Barreiras, serviço voltado para o atendimento exclusivamente às pessoas com deficiência, no qual serão realizados atendimentos para a aquisição de órteses e próteses para aqueles que necessitam.

Outra novidade é a participação do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Maranhão (Crea), que oferecerá para a população orientações sobre a construção de moradias e esclarecimento de qualquer dúvida referente à instituição; e do Conselho Regional de Contabilidade (CRC/MA), que participará do Ação Global repassando informações sobre orçamento doméstico, orientações financeiras entre outras.

Durante o evento, serão feitas inscrições para o Casamento Comunitário. Para isso, os noivos devem levar a Carteira de Identidade e o comprovante de residência. Além disso, é exigido, para os solteiros, a Certidão de Nascimento; para os divorciados, a Certidão de Casamento com averbação do divórcio original; e, para os viúvos, a Certidão de Casamento e Certidão de Óbito do cônjuge originais.

Parceiros

Para a realização das atividades, mais de 100 parceiros estão envolvidos diretamente no evento, que tem uma expectativa de fazer aproximadamente 70 mil atendimentos. Entre os parceiros está a UFMA; a Universidade Ceuma, as secretarias de Saúde do Estado (SES) e do Município (Semus); as secretarias de esporte municipal (Semdel) e estadual (Sedel); a Secretaria Municipal de Segurança Alimentar (Semsa); a Secretaria Estadual de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc); a Corregedoria Geral de Justiça (CGJ); a Defensoria Pública Estadual (DPE); o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), a ouvidoria do Tribunal de Justiça (TJ); o Ministério Público (MP), a Polícia Militar (PM); o Corpo de Bombeiros Militar (CBM); a Ordem dos Advogados do Brasil Seção Maranhão (OAB/MA), entre outros.

 

Fonte: Imirante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

14 + 8 =