Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Ouça nossa rádio

31 de Maio – Dia Mundial de Combate ao Fumo

Parar de fumar é um grande exemplo para amigos e familiares. O Dia Mundial sem Tabaco, celebrado em 31 de maio, é uma data que incentiva esta decisão. A iniciativa é da Organização Mundial da Saúde (OMS), que busca alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo.

 

O cigarro é um produto extremamente nocivo à saúde. A principal causa de morte por câncer entre os homens brasileiros, por exemplo, está ligada ao fumo. Segundo o Instituto de Câncer (INCA), os fumantes, comparados aos não fumantes, apresentam risco dez vezes maior de adoecer de câncer de pulmão.

 

A nicotina é encontrada em todos os derivados do tabaco (charuto, cigarro, cigarro de palha, fumo-de-rolo, etc). De acordo com o médico radioterapeuta da Oncoradium, Dr. Rikardo Nakamura, esta substância é perigosa por sugerir a sensação de prazer. “Com o frequente consumo, o fumante vai ingerir uma quantidade excessiva da substância para se satisfazer. Aí vem a dependência”, afirma.

 

O doutor Ricardo explica que há outras doenças relacionadas ao tabagismo, como: hipertensão arterial; aneurismas arteriais; infecções respiratórias; osteoporose; catarata; impotência sexual no homem; infertilidade na mulher; menopausa precoce e complicações na gravidez. “Parar de fumar minimiza as ameaças em desenvolver tais doenças”, completa.

 

Fumante passivo

Dados da OMS revelam que o tabagismo passivo é a terceira causa de morte evitável no mundo. O ar poluído pela ponta do fumo queimado contém 50 vezes mais substâncias cancerígenas do que a fumaça que passa pelo filtro do cigarro e entra pela boca do fumante.

 

“Se você quer parar de fumar, saiba que é possível”, incentiva Dr. Ricardo. A probabilidade de ter um ataque cardíaco diminui. O paladar e o olfato retomam os níveis normais.

 

A capacidade pulmonar melhora. Outra boa razão para deixar de fumar é o aspecto financeiro. É uma oportunidade para fazer economia com o dinheiro investido na compra de cigarros.

Fonte:Imparcial.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

18 − 18 =