Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de São Luís – MA

Ouça nossa rádio

Começam as festividades juninas no Terreiro de Maria

O tema do evento é “São João de São Luís: o Arraial do Brasil é aqui”, e a expectativa dos organizadores é de que, nos 17 dias de festa (a programação dura até o dia 29), cerca de 100 mil pessoas compareçam à Praça Maria Aragão, batizada com o nome de “Terreiro da Maria” durante o período junino, quando 209 atrações culturais selecionadas em edital se apresentarão ao público.

 

Bumba meu boi

Já na madrugada, a orquestra do tradicional grupo do Boi de Axixá encerrará a programação de hoje. Selecionados entre as primeiras colocações pelo edital da Func, os brincantes trarão à cena dos arraiais a riqueza das indumentárias e uma história que conta 55 anos de fundação.

 

De acordo com a atual presidente, Leila Naiva, o Boi de Axixá este ano presta homenagem aos seus fundadores, Francisco Naiva e Donato Alves. Dentre inúmeras obras-primas, a parceria dos mestres rendeu a composição de Bela Mocidade, uma das toadas mais significativas do bumba meu boi maranhense

 

No Terreiro da Maria, a programação junina da Fundação Municipal de Cultura (Func) para o sábado (14) começará com a apresentação infantil da Associação Folclórica Tambor de Crioula Arte Nossa. Pequenos tocadores, cantadores e coreiras que desde cedo cultivam uma das mais expressivas manifestações do patrimônio imaterial brasileiro.

 

Para alguns dos brincantes mirins, a apresentação no Terreiro da Maria será a estreia diante do grande público, o que tem gerado certa expectativa nos artistas, todos com alvará de autorização expedido pela Vara da Infância. Para dar conta do desafio, a preparação e os ensaios se intensificaram depois da divulgação do resultado do edital da Func, com os cinco grupos mirins que vão atuar como atrações dos arraiais apoiados pela Prefeitura.

 

O encerramento da festa no domingo (15) será com o batalhão pesado do Boi de Matraca do Maracanã. O grupo centenário reúne mais de mil integrantes, e a animação é certa com a conhecida habilidade dos brincantes de envolver o público nas batidas das matracas.

 

Terreiro da Maria  (Praça Maria Aragão) – Sábado
 
18h – Tambor de Crioula Mirim Arte Nossa
19h – Dança Portuguesa Raízes de Portugal
20h – Companhia Encantar
21h – Show com Tutuca
22h – Bumba meu Boi de Zabumba da Liberdade
23h – Bumba meu Boi de Orquestra Brilho da Ilha
0h – Bumba meu Boi de Matraca do Maracanã

Fonte:Imparcial.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

cinco × 2 =