Sustentabilidade na Construção Civil

01/07/2014

Em meio a tantos debates e manifestos referentes à sustentabilidade em empresas, mercados e demais produtos, onde fica a sustentabilidade na construção civil? Diferente do que pensamos construir uma casa pode ser mais sustentável e agredir menos ao meio ambiente. Imagine, por exemplo, um isolamento de som feito com pneus reciclados? Sim, é possível! E tem tantas outras ferramentas e produtos usados nas construções civis que é impossível não ser sustentável ao construir uma casa ou um prédio.

O que vem causando esse aumento da discussão dos problemas ambientais causados pela construção civil vem dos resíduos deixados pelas obras, que representa cinco vezes mais que os resíduos deixados por muitos dos produtos fabricados. Outro fator que merece ser levado em conta é o grande desperdício de energia elétrica e água. Trocar a energia elétrica por energia solar é só uma das muitas alternativas que podem ser tomadas na construção civil. Ainda temos o uso de tintas sem solvente que acabam agredindo menos o meio ambiente.

Lógico que em uma construção não devemos deixar de usar toda a tecnologia que o mundo nos fornece, porém já temos diversas opções de matérias sustentáveis.

Podemos deixar claro que uma construção sustentável não é apenas favorável ao meio ambiente, e sim, favorável também em aspectos sociais e econômicos.

As mudanças devem ir além de sugestões e opiniões de ambientalistas. Aderir a elas causará um grande avanço no país, além de vários outros benefícios. A preocupação com a sustentabilidade deve ser enorme, pois é o nosso mundo em questão. A construção civil sustentável é apenas um dos muitos meios de combater o aquecimento global e outras questões que vêm sendo tratadas atualmente.

Fonte: fiemabrasil