Campanha Novembro Azul chega a São Luís

Durante todo o mês de novembro, a campanha Novembro Azul estará em ação por todo o Brasil. Em São Luís do Maranhão, a iniciativa ganha forças com o apoio de diversos órgãos, apoiadores e voluntários com o objetivo de promover uma mudança de paradigmas em relação à ida do homem ao médico para a realização de exames preventivos do câncer de próstata. O ápice da campanha será no mês de novembro, porém, permanecerá ativa durante o ano todo com ações esporádicas por todo o país.

O projeto teve início em novembro de 2012 e se tornou referência na missão de orientar a população masculina a cuidar melhor da saúde. O Instituto Lado a Lado pela Vida criou, em 2008, uma campanha chamada “Um Toque, Um Drible” e, partindo desse primeiro trabalho, surgiram as primeiras estruturas do que seria o Novembro Azul. O público-alvo são homens a partir de 40 anos de idade e grupos que participam do processo de prevenção e cuidados, como familiares e parceiros.

O câncer de próstata é a segunda doença que mais afeta os homens brasileiros, perdendo apenas para o câncer de pele. Pesquisas indicam que a cada seis homens, um é portador da doença. O cancro da próstata ataca principalmente em homens com a idade avançada. Cerca de 6 em cada 10 casos são diagnosticados em homens com mais de 65 anos, sendo raro antes dos 40 anos. Os fatores de risco também incluem histórico familiar da doença, fatores hormonais e ambientais e certos hábitos alimentares (dieta rica em gorduras e pobre em verduras, vegetais e frutas), sedentarismo e excesso de peso. Os negros constituem um grupo de maior risco para desenvolver a doença. Estimam-se 68.800 casos novos de câncer de próstata para o Brasil, no ano de 2014. Esses valores correspondem a um risco estimado de 70,42 casos novos a cada 100 mil homens.

Em apoio ao movimento do Novembro Azul, várias fachadas de instituições estão iluminadas com a cor azul por todo o Brasil, em homenagem ao projeto. Em São Luís, a iniciativa contará com distribuição de panfletos, propagandas televisivas, outdoors e com o reforço dos veículos de comunicação para propagar os ideais da campanha. Duas outras ações específicas irão movimentar a capital maranhense: O Hospital Aldenora Bello disponibilizará um dia completo de atendimento ao homem e uma volta ciclística em prol do Novembro Azul também estão no cronograma. A Uromar, o hospital São Domingos e várias outras instituições de São Luís estão envolvidas com o projeto e trabalhando em ações que visam conscientizar o homem a cuidar mais de sua saúde.

Recentemente, a Sociedade Brasileira de Urologia publicou uma pesquisa realizada pelo instituto Datafolha sobre a percepção masculina em relação ao câncer de próstata e o exame de toque e 76% dos entrevistados disseram ter ciência deste tipo de detecção, todavia somente 32% já o fizeram. Os índices mais alarmantes estão no nordeste onde apenas 36% dos homens se consultam com o urologista.

Fonte:Idifusora