Emprego informal têm queda de 15% nos últimos dez anos

O índice do emprego informal no Brasil teve queda de 15% nos últimos dez anos em todos os setores da economia.

Segundo dados do Instituto para Desenvolvimento do Varejo, os setores que mais concentravam trabalhadores informais eram o agrícola, construção civil e empregos domésticos. O comércio apresentou crescimento e é o principal empregador de quem antes trabalhava informalmente.

Alguns subsetores no varejo, como combustíveis, eletroeletrônicos e alimentos apresentaram a maior redução no índice da informalidade. Ainda de acordo com a pesquisa, essa queda se deve ao fortalecimento da fiscalização, ao aumento da arrecadação tributária e mudanças nas empresas que aderiram a novas estratégias, além do surgimento de novos centros comerciais.

Os setores que tiveram o menor índice de queda foram a construção civil e vestuário.

Fonte:Suacidade.com