SINDCONSTRUCIVIL – MA

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Construção Pesada-Infraestrutura, Mobiliário, Artefatos de Cimento, Obras de Arte, Instalações Elétricas, Montagens e Manutenções Industriais, Construção e Manutenção de Rodovias, Ferrovias e Engenharia Consultiva

Ouça nossa rádio

Cerca de cinco mil trabalhadores sofrem acidentes de trabalho no MA

 

Atualmente, cerca de 5 mil trabalhadores por ano são vítimas de acidentes de trabalho em todo o  Maranhão, de acordo com os dados oficiais da Previdência Social. Apesar da redução na ocorrência de mortes nos últimos anos, ainda assim, o quantitativo ainda é considerado muito alto.

 

Para que esses acidentes sejam cada vez menores é imprescindível que as empresas invistam cada vez mais em segurança. Segundo o técnico em segurança do trabalho, Mateus Félix, que trabalha em uma obra de São Luís dando instruções a milhares de operários, é preciso ter um profundo conhecimento da parte de legislação de segurança para poder trabalhar a conscientização de todos os operários.

 

“O técnico de segurança ele tem que ter profundo conhecimento da parte de legislação de segurança pra ele poder trabalhar a conscientização dos colaboradores da empresa. essa parte é fundamental a conscientização. É um trabalho diário e constante do técnico de segurança”, ressalta.

 

Mas nem só de conhecimento é feita a rotina de um técnico em segurança do trabalho, é necessário também ter habilidades no uso da tecnologia. Para que conhecimento e tecnologia andem juntos é que foi criado um aplicativo para celular e tablets com o objetivo de ajudar os profissionais que atuam na área de segurança do trabalho.

 

Por meio dele é possível checar uma série de itens como o perfil do trabalhador, exames de saúde que já foram realizados, o equipamento de segurança que utiliza e, principalmente, com isso evitar futuros acidentes. De acordo com o consultor de gestão em qualidade, Márcio Sérgio Guedes, o aparato tecnológico pode ajudar tanto na agilidade dos comandos como na prevenção dos acidentes.

 

Fonte:G1 MA

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quatro × 1 =