Upas deverão atender pacientes transportados pelo Samu

A partir de agora, as Unidades de Pronto Atendimento (Upas) no Estado do Maranhão deverão atender todos os pacientes transportados por ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que são gerenciadas pelo o poder público municipal.

A condenação é resultado da ação civil pública proposta pela Procuradoria Regional dos Direitos do Cidadão (PRDC), que recebeu denúncia feita pela Secretaria Municipal de Saúde de São Luís (Semus) e constatou a recusa do atendimento nas Upas aos pacientes transportados pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) do Município.

Conforme informações da procuradora da República Talita de Oliveira, a conduta do Estado do Maranhão é arbitrária por estabelecer diferença entre pacientes que buscam atendimento nas Upas, mesmo com o caráter único integral e universal do SUS garantido pela Constituição Federal.

Fonte:G1-MA