SINDCONSTRUCIVIL – MA

Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil, Construção Pesada-Infraestrutura, Mobiliário, Artefatos de Cimento, Obras de Arte, Instalações Elétricas, Montagens e Manutenções Industriais, Construção e Manutenção de Rodovias, Ferrovias e Engenharia Consultiva

Ouça nossa rádio

Prefeitura atualiza plano de contingência para período chuvoso em São Luís

 

A Prefeitura de São Luís está atualizando o plano de contingência que define as estratégias a serem utilizadas para combate e prevenção a desastres como enchentes e alagamentos. Na tarde desta quarta-feira (21), a ações do plano foram discutidas por um comitê formado por representantes das secretarias municipais de Segurança com Cidadania, Urbanismo e Habitação, Assistência Social, Segurança Alimentar, Trânsito e Transportes, Obras e Serviços Públicos, Meio Ambiente e Saúde.

O trabalho de atualização do plano de contigência é coordenado pela Secretaria Municipal de Segurança com Cidadania (Semusc), por meio da Superintendência de Defesa Civil Municipal (Sudec), e tem a finalidade de alinhar as medidas de respostas às situações iminentes de riscos nas áreas mapeadas.

O titular da pasta de Segurança com Cidadania, Breno Galdino, destacou a importância desse trabalho de prevenção. "Precisamos nos preparar para o período chuvoso e estarmos prontos para os casos de eventuais catástrofes. A orientação do prefeito Edivaldo é de garantimos todo o apoio necessário às famílias que habitam em áreas de risco. Várias secretarias estarão disponíveis para atender a demanda da população", afirmou.

 

 
Outra estratégia elaborada pela Prefeitura de São Luís diz respeito aos Núcleos Comunitários da Defesa Civil Municipal (Nudecs). Em 2013 os núcleos, formados por membros da comunidade, receberam treinamento sobre como proceder em casos de risco. Além da comunicação sobre as condições climáticas, os núcleos auxiliam no trabalho da Defesa Civil, sugerindo, inclusive, rotas de fuga em casos de desastres.
 
 

As reuniões com os núcleos iniciaram desde o início do mês. "Na gestão do prefeito Edivaldo implantamos 15 Nudecs e cada um deles conta com a participação de mais de 50 famílias. O trabalho é desenvolvido a partir de contato direto com a liderança comunitária, que ajuda na mobilização das famílias para receberem orientações na área de Defesa Civil", relatou Elitânia Barros, superintendente da Defesa Civil Municipal.

 

Fonte:Imparcial.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

quinze + 18 =